Refeições leves antes de dormir, manter uma rotina de sono, praticar atividades físicas, meditação e técnicas de respiração profunda são fatores que evitam esse transtorno.
Esta é uma doença do sono que poderá levar á morte. Nesta patologia, as pessoas têm pavor em adormecer e não acordar.
Alguns adultos que sofrem de nictofobia percebem que seu medo é irracional, embora se sintam impotentes para superá-lo e temam a chegada da noite. Felizmente, há muitas terapias que podem ajudar a superar esta fobia. A psicanálise ou a hipnoterapia pode ajudar a chegar ao fundo do medo da escuridão e, assim, superá-lo.
"A luz está diminuindo, a produção de melatonina no corpo está aumentando e nosso corpo está nos dizendo para descansar", diz ela. "Mas, para alguém que tem ansiedade, é difícil deixar esse local de hiper-excitação. Então o corpo dele está lutando contra esse ritmo circadiano. "
Cuide-se. O primeiro passo é você se conscientizar que necessita de ajuda e procurar essa ajuda através de um profissional. Não deixe que o sentimento de vergonha lhe impeça de procurar ajuda. Uma Psicanálise pode lhe proporcionar um outro posicionamento e, relação a esse medo.
Entre na história, use a sua imaginação e crie técnicas adequadas à idade do seu filho para que ele se sinta mais seguro. Vale usar um pulverizador anti-monstro no quarto da criança, por exemplo, antes do horário de dormir, para ajudá-la a ficar mais tranquila.
"A partir dos 3 anos, quando a criança inicia a fase da imaginação, com histórias fantasiosas, costuma surgir esse tipo de comportamento. Por não conseguir distinguir a fantasia da realidade, surge o medo na hora de dormir sozinha", diz a psicóloga infantil Thaís Leite.
Ansiedade noturna: 6 dicas para acabar com esse transtorno
Pesquisadores constataram que menos ar passa pelos pulmões durante o sono profundo. O corpo também responde de forma menos eficiente ao aumento dos níveis de dióxido de carbono no sangue durante o sono, porque as taxas de respiração não se elevam na mesma forma que durante o dia para expeli-lo.