Colocar uma compressa fria ou gelo no nariz, por cerca de 10 minutos, para diminuir a dor e o inchaço; Não mexer, nem tentar colocar o osso no lugar, porque isto pode piorar a lesão; Tomar remédios analgésicos ou anti-inflamatórios, como Paracetamol ou Ibuprofeno, orientados por um médico.
Apesar da deformação do nariz ser um grande indicador de que algo não está certo, dependendo de como aconteceu a fratura, os sintomas podem variar entre sangramentos, dores na região, edemas ou até mesmo dificuldade para respirar, quando ocorre a obstrução nasal.
Como a estrutura nasal é sensível, o ferimento provoca dor, sangramento e inchaço. A cirurgia de correção de fratura nasal serve para restabelecer a região do nariz, sendo a fratura no próprio osso ou na cartilagem do septo. Em seguida, coloca-se gesso, sendo que a remoção do suporte ocorre em uma semana.
Os ossos do nariz rompem-se com mais frequência do que qualquer outro osso facial. Tipicamente, um nariz quebrado (fraturado) sangra, provoca dor e fica inchado. Para diagnosticar um nariz fraturado, um médico observa e apalpa a ponte do nariz.
Tradicionalmente, a rinoplastia é feita utilizando um martelo que vai quebrando o osso do nariz internamente. É feita uma incisão no interior das narinas, inserido o escopro — que é um cinzel de ponta cortante — e então com o martelo quebra o osso.
A sensação de ardência do nariz pode ser provocada por vários fatores, principalmente por mudanças climáticas, rinite alérgica, sinusite ou, até mesmo, menopausa. Dessa forma, a sensação de nariz ardendo normalmente não é grave, embora possa causar muito desconforto.
QUANDO A RINOPLASTIA É NECESSÁRIA? Nos casos mais graves em que ocorre a fratura com comprometimento do septo e/ou desvio dos ossos ou fraturas cominutivas – quando são detectados pequenos fragmentos do osso nasal, a cirurgia é indicada.
Em geral o preço da rinoplastia pode ficar entre R$ 9.000,00 e R$ 15.000,00. Esse preço da rinoplastia é somente referente à cirurgia, não sendo considerada a internação hospitalar ou anestesia.
Tradicionalmente, a rinoplastia é feita utilizando um martelo que vai quebrando o osso do nariz internamente. É feita uma incisão no interior das narinas, inserido o escopro — que é um cinzel de ponta cortante — e então com o martelo quebra o osso.
O plano de saúde cobre todos os custos da rinoplastia desde que a cirurgia seja feita para o tratamento de problemas que tem efeito direto na saúde do paciente. Dessa maneira, o plano não é obrigado a cobrir a cirurgia quando essa tem somente fim estético.