A constituição química da matéria viva é feita principalmente por moléculas orgânicas, uma parcela de moléculas inorgânicas, como a água, e alguns íons. A matéria viva é constituída por moléculas inorgânicas, por moléculas orgânicas e por íons.
Acreditava-se que os compostos orgânicos não poderiam ser sintetizado porque essa substância eram produzidos a partir de uma força vital proveniente dos seres vivos.
Inicialmente se imaginava que os compostos orgânicos não poderiam ser sintetizados em laboratórios pois acreditava-se que os organismos vivos possuíam uma força vital responsável por toda a matéria-prima, ou seja, compostos orgânicos produzidos por eles.
A matéria é formada a partir da combinação de elementos químicos, iguais ou diferentes, que são constituídos de partículas: prótons, elétrons e nêutrons. A combinação dessas três partículas formam os átomos, que ao se unirem por ligações químicas, constituem a diversidade de materiais que conhecemos.
A bioquímica é a parte da Biologia que estuda as substâncias químicas e as suas reações dentro dos seres vivos, especialmente nas células. Estima-se que 98% dos elementos químicos que compõem os seres vivos são de carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre.
Todo ser vivo possui, em sua matéria, os seguintes elementos químicos: carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N), fósforo (P) e enxofre (S), que ao lado de outros elementos que aparecem em menor escala, formam substâncias complexas que constituem os seres vivos, denominados compostos orgânicos, como os ...
Os principais grupos de compostos que formam os seres vivos são os seguintes: proteínas (e as enzimas), carboidratos, lipídeos e vitaminas.
Sim. Em determinada temperatura e com uma carga elétrica.