Dá-lhes algumas horas para se habituarem ao seu novo espaço e tenta outra vez dar-lhes um pouco de alimento. Se algum deles continuar sem comer, então precisas de refletir sobre o que pode estar a acontecer no aquário, algumas das perguntas que temos de fazer-nos são as seguintes: A água está muito fria?
Quando a temperatura do corpo de um peixe cai abaixo do seu nível ideal, eles começam a ficar sonolentos e muito lentos. Não irão nadar com tanta frequência assim, por isso, não sentirão necessidade de comer. Se esse problema não for resolvido rapidamente, poderá levar à fome.
O peixe betta pode ser alimentado com ração específica, própria para a espécie. Entre as particularidades mais importantes da ração para betta estão o tamanho e o formato dos grãos, que são bem menores, para facilitar tanto sua ingestão como sua digestão.
Como saber se o alimento está estragadoAlimentoComo saber se está bom para consumirPeixe (cru ou cozido)Sentir o cheiroOvo cruColocar num copo com águaFrutasAvaliar aparênciaVerduras e vegetaisVerificar a cor e cheiro
O Betta é um peixe carnívoro. Aceita desde alimentos vivos, como artêmias, dáfnias, larvas de mosquito, enquitreia e larvas de drosófila, até alimentos in natura ou processados, como carne ou coração raspado, camarão, patês e outros alimentos.
A locomoção desses animais vertebrados ocorre através das chamadas nadadeiras e de movimentos ondulatórios obtidos através da contração de músculos. A forma hidrodinâmica e a presença de escamas e muco também são fatores que favorecem o deslocamento desses seres.
Quando tem fome, assim que avista seu tratador (pois o peixe identifica quem o alimenta), fica muito exaltado e nada agitadamente.
Caso ocorra de serem engolidos por outro peixe as nadadeiras se abrem travando o ferrão na garganta matando ao seu predador e até mesmo ao próprio cascudo, mas isso só ocorre quando o cascudo convive com um peixe muito maior ou quando ainda é muito jovem.