Além das técnicas para deixar que o santo descanse em paz, cada fiel tem seu modo de encarar a quebra do santo. "É sinal de coisa ruim", "é sinal de mudança", "quer dizer que o santo não te atende mais."
Enterrando a imagem você não estará faltando com respeito e ainda estará abençoando o local. Quem não tiver jardim em casa pode enterrar em vaso com flores. Aqueles que não tiverem outra opção podem jogar sim no lixo comum, de acordo com reportagens com pessoas religiosas, não será falta de respeito com a imagem.
O Prof. Plínio Corrêa de Oliveira, em artigo para o jornal Folha de S. Paulo, considerou a quebra da imagem como um sinal para o Brasil, que havia recentemente aprovado o Divórcio, como as aparições em Fátima, Portugal, foram um sinal para o mundo.
As medalhas são utilizadas mundialmente como símbolo de vitórias, conquistas, crenças, ordens e condecorações. ... O uso das medalhas de santos significa a busca por uma proteção divina representada no acessório. Por isso, as medalhas carregam a imagem de santos que auxiliam cada uma das áreas da vida.
Por ser utilizado como um símbolo de proteção, tradicionalmente dizem que quando um escapulário arrebenta é porque a pessoa que o usa foi livrada de algum grande perigo, então fique atento ao seu.
O amuleto antigo basta jogar fora ou enterrar em um jardim mais próximo. Também não é aconselhado que guarde o mesmo como recordação, uma vez que a energia antiga continua rodando perto de você.
Este será mais um dos raros momentos em que a imagem original da santa deixará o nicho de ouro do Santuário Nacional de Aparecida (180 km de SP) desde 1978, quando sofreu um atentado e foi quebrada em mais de 200 pedaços.
1978 Imagem de Nossa Senhora Aparecida sofreu atentado em 1978. História está presente no livro do jornalista Rodrigo Alvarez. 200 pedaços e precisou ser restaurada.