Mastite é um inflamação que ocorre nas mamas. Caso já apresente secreção purulenta, o melhor é consultar um médico para avaliar o quadro, pois talvez precise usar antibiótico sistêmico. Procure seu médico para tratar o quanto antes.
A secreção mamilar associada ao câncer de mama (CA de mama) geralmente é a unilateral, espontânea e de coloração transparente, podendo também ser rosada ou avermelhada devido à presença de hemácias.
Não se deve apertar o mamilos a procura de secreções, pois a saída de secreção pode ser secundária ao estímulo mamilar realizado. Faz se necessária uma avaliação com o seu mastologista de preferência para que ele possa examinar as suas mamas, orientar sobre os exames necessários e para esclarecimento das suas dúvidas.
"Não há problema em o bebê mamar um pouco de pus. Porém, se a mãe não se sentir bem com isso, pode drenar o começo do leite e depois oferecer a mama", ensina a psicóloga e consultora.
A mastite acontece por causa de uma infecção bacteriana, ou seja, as bactérias penetram na pele quando há uma rachadura perto ou ao redor do mamilo. Também ocorre quando há obstrução dos dutos de leite, que o transportam das glândulas mamárias para o mamilo.
Meu bico do seio está invertido e com uma massa dura em volta o q pode ser? Olá, essa alteração pode estar relacionada a uma série de doenças benignas da mama como inflamações, infecções e processos cicatriciais, mas também pode ser causada por câncer de mama. É essencial a avaliação de um mastologista!
Mas existem outras secreções. As preocupantes são aquelas incolores (água cristalina) ou com sangue. Elas saem geralmente de um único ducto de uma das mamas, e podem ser sinal de câncer. Se você tem dúvida sobre a cor do líquido, coloque um lenço branco no mamilo.