Não é normal que sua tatuagem apresente sempre um aspecto em relevo. Isso pode acontecer caso você tenha propensão a ter queloides – uma condição que afeta algumas pessoas -, e outra possibilidade é quando o tatuador passa do ponto correto da profundidade da agulha na sua pele.
Mesmo você tomando todos os cuidados durante a cicatrização da tattoo, pode ocorrer de algumas regiões ficarem em alto relevo, parecendo um quelóide. ... O queloide é uma cicatriz onde houve uma produção exagerada de fibras de colágeno que extrapolam a região lesionada e é de difícil solução.
Cicatrizes hipertróficas ou quelóides podem ocorrer após tatuagens. Os principais tratamentos para essas anormalidades cicatriciais são: aplicação de corticóide, excisão cirúrgica, betaterapia, compressão e uso de pomadas (como cicatricure) que podem amenizar as cicatrizes.
— É natural, em um prazo de até sete dias, a região tatuada ficar avermelhada, inchada e dolorida. Após tal prazo, se a região estiver inflamada será possível notar vermelhidão em alguns pontos, dor, elevação do desenho e coceira excessiva. Em casos mais graves, pode até aparecer pus, indicando infecção — explica.
O que fazer para tratar a tatuagem inflamada No caso de uma bactéria, geralmente é indicada uma pomada antibiótica com bacitracina ou ácido fusídico, por exemplo. Já se for uma infecção por fungos, o médico pode indicar o uso de uma pomada antifúngica com cetoconazol, fluconazol ou itraconazol.
Mito. Os machucados ocasionados depois de a tattoo feita não induzem ao problema cutâneo.
Durante o processo de cicatrização, é comum as tatuagens pretas ficarem esbranquiçadas. A tatuadora explica que isso ocorre devido ao ressecamento das células mais superficiais da nossa pele, o que deixa mais evidente esse tom de branco contrastando com as camadas mais profundas, nas quais a tinta foi aplicada.
As cicatrizes fazem parte do processo natural de cicatrização do corpo humano. ... Esse tipo de cicatriz é chamado de queloide, que é diferente da cicatriz hipertrófica. Essas falhas são as responsáveis pelos pequenos relevos que podem aparecer durante o processo de cicatrização das tatuagens.
40 dias Normalmente, é um processo que demora de 30 a 40 dias. Para que a cicatrização ocorra sem qualquer problema, o ideal é cuidar dela exatamente do modo como seu tatuador indicar. E beber muito liquido, também, é muito importante!