Adicione bicarbonato de sódio, um alcalino natural, nas receitas que incorporem ingredientes ácidos para ajudar a minimizar sua presença. Dr. Gourmet, um site de culinária, recomenda a adição de uma colher de chá de bicarbonato de sódio para um pote de molho de tomate para ajudar a suavizá-lo.
Pra tirar a acidez do tomate, é sempre bom a gente colocar um pedaço de cenoura dentro do molho, na hora que ele for apurar, ou então uma colher pequena de açúcar.
Depois que o molho ou o alimento já estiver quase cozido misture uma colher de café de fermento em pó ou de bicarbonato de sódio em um pouco de água e misture no molho. ... Pronto! Se ainda continuar ácido misture mais um pouquinho.
Açúcar ajuda a tirar a acidez do molho de tomate- MITO "O único jeito de neutralizar o ácido é adicionar uma base, algo como o bicarbonato de sódio", explica o químico Cassius Vinicius Stevani. "A medida ideal [para suavizar a acidez] é meia colher de chá de bicarbonato de sódio para quatro latas de tomate pelado."
"A acidez dá um equilíbrio e facilita a digestão nestes casos" explica o chef. No prato de lula, servida com vinagrete, a acidez deixa o prato leve e refrescante, comenta.
Adicione uma colher de chá de açúcar à sopa, para retirar a acidez do gosto tártaro do vinagre.
Outro truque muito útil para tirar a acidez do tomate é pegar uma panela quente e colocar nela os tomates já pelados. Deixe-os cozinhar acrescentando uma colher de açúcar. Depois de alguns minutos, terão desprendido toda a acidez. Escorra os tomates depois e já podem ser cozinhados.
3 - Tomate Débora: menos ácido que o tomate Carmem, mas tem mais sementes que o Italiano. É um tipo de tomate bastante coringa, podendo ser usado em saladas, molhos e até para fazer tomate seco. Mas é preciso ter cuidado, já que ele tem bastante água.
A hidrólise ácida ocorre quando se usa um ácido mineral (ácido obtido a partir de substância mineral inorgânica) em solução aquosa, podendo ser esta diluída ou concentrada. De acordo com Barcza (2010), ela ocorre com os compostos orgânicos ésteres, amidas, açúcares, dentre outros.
A hidrólise ácida ocorre na presença de um ácido mineral em solução aquosa, podendo ser diluída ou concentrada. Os principais ácidos utilizados são o ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido clorídrico (HCl), porém podem ser utilizados também em alguns casos o ácido nítrico (HNO3) e fosfórico (h2PO4).