Quando disser "VIVO" as crianças devem ficar de pé, mas quando disser "MORTO" as crianças devem ficar agachadas. Quem se enganar com o comando deve sair da brincadeira até ficar só um que será o vencedor.
Essa brincadeira exige esforço físico. Como brincar: Coloque as crianças uma ao lada da outra. Uma pessoa deverá ficar de frente para as crianças para dar a ordem: "Morto" ou "Vivo".
Qual é a origem da brincadeira morto-vivo? As brincadeiras antigas, como a brincadeira morto-vivo, normalmente tem origem cultural brasileira, ou seja, da mistura das culturas indígenas, dos portugueses e afro.
Vivo-Morto, Sol-Chuva ou Terra-Mar: os três nomes são referentes a uma mesma brincadeira com algumas variações. Ela é muito utilizada por palhaços em aniversários de crianças.
MORTO E TORTO em toda sua plenitude. A BRINCADEIRA VIVO, MORTO E TORTO É UMA ADAPTAÇÃO DA BRINCADEIRA MORTO/VIVO A QUAL FOI ADICIONADO UM NOVO MOVIMENTO PARA INCREMENTAR A ATIVIDADE. CHEGOU A HORA DE SE MEXER, VAMOS LÁ! É uma brincadeira bem simples de compreender e com a durabilidade bem curta, em média 3 minutos.
CADA JOGADOR JUNTA AS MÃOS, PALMA COM PALMA. O PASSADOR DA VEZ VAI "CORTANDO" AS MÃOS DOS OUTROS ATÉ DEIXAR, DISCRETAMENTE, O ANEL EM UMA DELAS. ENTÃO, AO TERMINAR A RODADA O JOGADOR ESCOLHE ALGUÉM E RECITA UM VERSO: "MEU ANELZINHO ANDOU, ANDOU, EM QUE MÃO FICOU?". QUEM O PASSADOR ESCOLHEU PARA ADIVINHAR RESPONDE.
Zumbi ou zombie é uma criatura cujo estereótipo se define, nos livros e na cultura popular, como um cadáver reanimado usualmente de hábitos noturnos, que vive a perambular e a agir de forma estranha e instintiva; um morto-vivo; um ser privado de vontade própria, sem personalidade.
O surgimento da prática esportiva é datada da década de 1970 nos Estados Unidos. Mais precisamente a esportivização é atribuída ao professor estadunidense Richard Cendali, em 1969.
Esconde-esconde Essa brincadeira nasceu na Europa aproximadamente no século 18 e quem provavelmente trouxe para o Brasil foram os portugueses.
MORTO OU VIVO Habilidades trabalhadas neste jogo: Agilidade, Condicionamento físico, Coordenação motora, Atenção, Concentração, Expressão corporal. Um dos participantes é escolhido como líder e ficará à frente do grupo. É ele quem vai dar as instruções que devem ser obedecidas pelos outros jogadores.