Para fazer a correção do pH é preciso:
Você pode diluir a água para alterar o pH, reduzindo o número de íons de hidrogênio. Outra opção é adicionar moléculas de hidróxido, carbonato ou bicarbonato à água. A proporção de moléculas vai causar alterações no pH. Na maioria dos casos, adicionar moléculas de bicarbonato ou hidróxido à água vai aumentar o pH.
Dentre os enfeites naturais, é sabido que o tronco de arueira ajuda a amolecer a água e assim a queda do pH, sendo muito usado em aquários de peixes amazônicos. Outro condicionador usado para amolecer a água é a turfa, geralmente colocada em saquinho dentro do filtro ou em uma passagem de água.
Dissolva o bicarbonato de sódio em água antes de adicionar ao aquário. A regra de ouro é de 1 colher de chá de bicarbonato para cada 18,5 L de água. Se for um novato, comece com medidas menores e adicione mais gradualmente até que alcance o nível certo de pH.
Causas mais freqüentes: Excesso de peixes. Mais peixes do que o aquário pode suportar. Má qualidade do alimento.
1 – Água com Bicarbonato de Sódio Para alcalinizar a água, o meio mais comum é a utilização de minerais alcalinos nela e a forma mais popular para isso é adicionar Bicarbonato de Sódio. Realmente o bicarbonato é um mineral altamente alcalino que pode elevar o pH da sua água rapidamente.
Para o pH usa-se carbonato de sódio, também conhecido comercialmente por barrilha (Na2CO3). E para a alcalinidade total usa-se bicarbonato de sódio (NaHCO3). Ao aumentar o pH com barrilha, a alcalinidade da piscina tende a subir. Assim como ao aumentar a alcalinidade com bicarbonato de sódio, o pH tende a aumentar.
Adicione 1 colher de chá de bicarbonato de sódio para cada 20 l de água no aquário. Isso ajudará a manter o nível do pH do aquário.
Solução: Certifique-se que o aquário está com a quantidade de peixes adequada, cetifique-se também se a ração que usa é de boa qualidade e que a filtragem é adequada para o seu aquário. Reduza a quantidade de alimentação e faça troca parciais a cada 3 ou 4 dias, com uma boa sifonagem do fundo até estabilizar o Ph.
Outra opção é ferver o tronco na água por cinco a dez minutos para esterilizá-lo e não colorir a água. Depois de fervê-lo ou deixá-lo de olho, coloque-o no aquário e deixe ficar lá naturalmente. O objeto pode ficar no tanque por vários anos para diminuir o pH.