Aplique material para calafetar ou massa de vidraceiro na entrada usada pelas mamangavas. Cubra qualquer lugar que você ache que elas possam eventualmente passar. Assim, ela não poderão escapar.
Aqui em Minas Gerais, na minha região- Alto Paranaíba, é conhecida como manganga, e não mangangá com assento agudo no ultimo á, tem uma lenda que as pessoas daqui acreditam muito, dizem que quando uma manganga entra em nossas casas voando é que vamos receber alguma visita inesperada.
O ciclo da mamangava Ou seja, a partir do nascimento, a rainha as alimentarão, nutrindo-as com alimentos como pólen e néctar.
A MAMANGAVA, uma das polinizadoras mais importantes, está em risco. Com seus pelos e zumbidos, as mamangavas se sobressaem ao espalhar pólen e fertilizar diversos tipos de flores silvestres, além de culturas agrícolas cruciais como o tomate, o mirtilo e a abóbora.
Distribuídas por todo o país, são capazes de voar por longas distâncias. Nesses locais, se abrigam em madeiras, onde cavam galerias em galhos e troncos mortos e madeiras secas para fazer seus ninhos. Cada espaço do abrigo é construído e cuidado com uma finalidade.
Sua visão ultravioleta permite que elas consigam chegar até seu destino de maneira eficaz. Seus olhos atingem um campo de 280 graus, captando assim, mais de três quartos do ambiente em que elas estão. Segundo estudo da Universidade de Bristol, a relação entre abelhas e flores é, literalmente, elétrica.
Como em latim, alguém 'vestido de preto ou de luto' é 'atratus', Franklin a batizou como 'Bombus atratus' – a mamangava de luto. 'Atratus' vem de 'ater, atrum', que significa 'sombrio, escuro, negro'.
Além de ser um dos insetos mais antigos do mundo o Besouro era visto como um deus para a civilização egípcia. O Escaravelho é o totem egípcio da eternidade que representa o renascimento, para alguns ele é visto como um guia do universo cósmico e aparece para nos mostrar a encruzilhada.
A característica peculiar da flor torna a mamangava uma das poucas espécies capazes de cumprir a função como polinizadora e uma das raras visitantes compatíveis com o tamanho de certas espécies de flores.
São muito importantes na polinização de muitas plantas. Uma mamangaba raramente ferroa, a não ser que seja provocada por algum tipo de barulho ou ser vivo; quando isso ocorre, porém, a sua ferroada é muito dolorosa. Ao contrário das abelhas do gênero Apis, uma mamangaba pode ferroar várias vezes.