Concussão é qualquer lesão no cérebro que perturba seu funcionamento normal de forma temporária ou permanente. Os abalos são normalmente causados por um golpe ou choque na cabeça.
A concussão é uma alteração da função mental ou do nível de consciência, causada por uma lesão. Uma concussão pode envolver perda de consciência, pode ocorrer sem danos óbvios nas estruturas cerebrais e dura menos de seis horas.
É recomendado ir imediatamente ao pronto-socorro quando:
É geralmente causada por uma pancada na cabeça e em muitos casos não há sinais externos de trauma. Uma concussão cerebral pode afetar a memória, julgamento, reflexos, fala, equilíbrio e coordenação muscular. Mesmo concussões leves devem ser levadas a sério.
Dor de cabeça intensa, pescoço enrijecido, confusão mental, sonolência, náuseas e vômito indicam traumatismo craniano severo. Verdade – Todos esses sintomas podem ser sinal de que os ossos do crânio foram prejudicados de forma séria pelo impacto e devem ser imediatamente analisados por um especialista.
Nós tratamos os sintomas", afirma Coelho Neto. A tendência é que, em torno de quatro semanas após o trauma, eles desapareçam. Como qualquer batida na cabeça pode levar a uma concussão, a prevenção está diretamente relacionada à segurança.
Se a pessoa estiver dormindo durante as primeiras duas horas após o trauma, o acesso ao seu nível de consciência fica indisponível. Ou seja, não existe nenhum risco de o quadro piorar, mas o médico talvez não obtenha informações importantes para estabelecer a gravidade da lesão.
Perda de consciência, perda de memória, confusão mental, sonolência excessiva, vômitos, dor de cabeça que não melhora com analgésicos ou que recorre ao longo dos dias, perda de força, alteração visual e crise convulsiva são alguns deles.