Tratamento dos Tiques Nervosos
Realmente a ansiedade faz com que surja tiques nervosos. Pode ser piscar os olhos em demasia, ranger dentes, faca movimentos com a cabeça, ombros ou pescoço. Quando acontece de formas repetidas e involuntárias caracteriza-se como tiques e são decorrentes de angustia, ansiedade, estresse e são incontrolaveis.
Lágrimas Artificiais. Caso a pessoa esteja passando por um problema que faz com que seu olho fique muito seco, uma boa opção é iniciar um tratamento com lágrimas artificiais. Alguns colírios hidratam os olhos de modo prolongado, diminuindo assim a irritabilidade e o o olho piscando demais.
Na maioria das vezes, há diversos tipos de tiques que variam de uma semana ou de um mês para outro. Geralmente ocorrem em ondas, com frequência e intensidade variáveis, pioram com o estresse, mas são independentes dos problemas emocionais.
Muitos tiques desaparecem espontaneamente, mas se forem problemáticos ou graves, uma intervenção comportamental abrangente para tiques e, às vezes, o uso de clonidina ou medicamentos antipsicóticos pode ajudar.
Como também pode ter origem genética ou ser consequência de um desequilíbrio nos impulsos que transmitem informação entre neurônios, identificar uma única causa por trás da Tourette é difícil. Pessoas com outras patologias, como doença de Huntington ou encefalite, também podem desenvolver tiques.
As causas dos tiques nervosos ainda não estão bem estabelecidas, porém normalmente acontecem como consequência do cansaço excessivo e frequente, estresse e transtorno de ansiedade.
Tiques são movimentos involuntários rápidos, sem propósito, repetitivos, mas não rítmicos (tiques musculares ou motores) ou palavras e/ou sons involuntários, abruptos, frequentemente repetitivos (tiques vocais). Podem ser suprimidos, mas apenas por um curto período e somente com esforço consciente.
Piscar excessivo é causado pela sobre-estimulação do reflexo piscar. Isto é o mais geralmente devido a um corpo estrangeiro no olho. Isto pode ser tão simples quanto uma fricção ingrown da pestana contra a parte dianteira do globo ocular.
Algumas das causas possíveis deste fenômeno são: Tique facial – O tique facial não está ligado a doenças neurológicas, pode ser simplesmente uma reação corporal frequente que faz com que os olhos pisquem; Blefaroespasmo – É um tipo de doença que causa um espasmo na musculatura da órbita do olho.