Atualmente, doença não tem nenhum tratamento definitivo. Técnica bloqueia molécula que ajuda células imunes a destruir pigmento. Uma nova estratégia para combater o vitiligo, testada com sucesso em camundongos, pode ser capaz de impedir a progressão da doença e ainda reverter as manchas brancas já presentes na pele.
Os mais promissores foram dois medicamentos já comercializados para outras doenças, o tofacitinibe e o ruxolitinibe, usados em combinação com um dos mais antigos tratamentos de vitiligo: exposição direcionada a uma faixa estreita de luz ultravioleta B, os raios que causam bronzeamento e queimaduras solares.
A terapia de despigmentação está indicada no vitiligo generalizado, particularmente nos casos em que a terapia de repigmentação falhou. A literatura americana salienta o uso do monobenziléter de hidroquinona a 20% em creme como droga de excelência na despigmentação.
O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou à ausência de melanócitos (células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados.
Pesquisadores de Yale descobriram que um medicamento desenvolvido para tratar casos de artrite reumatoide conseguiu restaurar a pigmentação da pele de uma paciente que sofria de vitiligo – uma doença autoimune em que as células do sistema de defesa do organismo atacam os melanócitos, produtores de melanina (pigmento ...
Vitiligo localizado Nele, uma ou mais manchas podem surgir em, pelo menos, três partes do corpo, com evolução rápida (cerca de semanas ou alguns poucos meses) seguida de estabilização.
O Viticromin é um medicamento fitoterápico, que age aumentando a pigmentação da pele, estando por isso indicado para casos de vitiligo ou de problemas relacionados com a pigmentação da pele, em adultos e crianças.
Na década de 70 e 80 o hospital utilizava plantas indianas, com bons resultados medicinais, para tratar o vitiligo e outras doenças. Atualmente são utilizadas outras plantas, como a Acariçoba (Hidrocotileumbelata), que agem no sistema nervoso e é ótimo para a pele e o tradicional Açafrão (Curcuma longa).
Como clarear a pele do rosto: 5 hábitos para conquistar uma pele mais luminosa e sem manchas
Pessoas com vitiligo devem ficar atentas quanto à alimentação, evitando defumados, gorduras animais e frituras. Aumentar o consumo de vegetais, de fontes de ômega 3 e de probióticos. É importante o consumo de alimentos ricos em fenilalanina, aminoácido precursor da melanina.