Faça vinagre Sabe aquele vinho que está indo de mal a pior, morrendo ou que você já comprou estragado? Ele pode ser um ótimo vinagre! Em vez de comprar um vinagre de vinho, use o próprio. E se tiver só um pouquinho do vinho estragado, você pode acrescentá-lo a algum vinagre fresco.
Primeiro acho interessante entendermos porque um vinho pode estragar. O vinho é uma bebida viva, em constante evolução, que nasce, amadurece e morre. Quando engarrafado é ainda um bebida jovem e, alguns podem e devem ser bebidos rapidamente e outros precisam ainda amadurecer e evoluir dentro da garrafa.
Lave frutas e legumes fazendo o mesmo efeito de um bicarbonato de sódio, o vinho pode ser usado para lavar frutas e verduras. O álcool dissolve as impurezas na superfície e mata várias bactérias como a Salmonella e a Escherichia coli.
Você já deve ter visto algumas pequenas bombas de vácuo que são usadas para fechar garrafas de vinho abertas, certo? Essas bombas são ótimas alternativas para minimizar o contato do ar com a sua bebida. Basta colocar a rolha de borracha na boca da garrafa, posicionar o aparelho e jogar o ar para fora.
Bouchonée (diz-se: "buchonê") – termo francês que significa "arrolhado" – é quando o vinho apresenta um cheiro característico de papelão molhado.
Para ficar suave, o vinho recebe açúcar. Exatamente como você já deve ter feito com aquele vinho seco que o seu avô serviu quando você ainda era adolescente. Se você nunca o fez, provavelmente conhece alguém que já fez. Em tese, colocar uma colher de açúcar no vinho seco, o torna um vinho "suave".
Durante esse tempo, há uma evolução positiva de aromas e sabores se bem conservado. Após passado esse tempo, o vinho começa a declinar até não ficar bom para o consumo. Essa estimativa está ligada principalmente ao tipo de armazenamento, a qualidade da uva e à cor.
Antes de abrir a garrafa, a rolha serve como um primeiro sinal para saber se o vinho está ou não estragado. Se ela estiver despedaçando, seca ou com odor parecido com mofado, desconfie.
No entanto, em determinados tintos envelhecidos pode aparecer ao paladar um discreto fundo "amargo". Isso ocorre devido a oxidação dos taninos ao longo do tempo. Nesses casos o que acaba disfarçando essa sensação de amargor é o álcool.
Em tese, colocar uma colher de açúcar no vinho seco, o torna um vinho "suave".