Sobretudo, a retirada da cabeça do bacalhau surge como forma de manter a qualidade quando não há refrigeração. Além disso, existe a questão do valor comercial, porque transformar todo o peixe em filé e salgá-lo acaba sendo caro.
A razão pela qual ver a cabeça do bacalhau é uma raridade é simples: os barcos de pesca na Noruega são extremamente industrializados. A cabeça do bacalhau já é cortada em alto-mar e depois, vendida com outros miúdos do peixe. Não sem antes retirar a língua, uma iguaria local, servida empanada e frita.
O bacalhau está mais caro por causa do dólar. Apesar do aumento do preço, está vendendo bem, principalmente o lombo. ... O bacalhau, o salmão, o cação, todos os produtos aumentaram, alguns mais do que os outros. Os preços subiram demais e o faturamento é praticamente o mesmo", afirmou.
Na verdade bacalhau é o processo de limpeza e salga do peixe. Ele é encontrado no Atlântico Norte, principalmente na porção ocidental. Da Baia de Biscaia até o Mar do Norte e o Báltico.
Outro motivo é o fato de a cabeça ter muito osso, o que dificulta o processo de secagem da carne, que permite armazená-la por mais tempo sem comprometer o sabor e a qualidade. "Se ficar um pedacinho de carne sem sal, ela estraga e compromete todo o resto do bacalhau", afirma.
Os brasileiros incorporaram a expressão "bacalhau do Porto" provavelmente porque identificava o peixe salgado e seco consumido pelos portugueses, a maioria imigrante da região do Porto.
Não existe uma espécie de peixe chamada bacalhau. Na verdade, damos o nome de bacalhau a peixes específicos depois de um processo de salga e secura. Mas atenção! Somente podem ser chamadas de bacalhau as espécies Gadus morhua, Gadus macrocephalus e Gadus ogac.
Gadus morhua Bacalhau não é um peixe, mas vários. Cinco espécies marinhas podem ser vendidas com esse nome. Existe, porém, o chamado "bacalhau legítimo": o peixe Gadus morhua, considerado o melhor de todos.
Não existe uma espécie de peixe chamada bacalhau. Somente podem ser chamadas de bacalhau as espécies Gadus morhua, Gadus macrocephalus e Gadus ogac.
-A forma do peixe: o legítimo bacalhau é largo e permite corte em lombos; - O rabo do peixe: deve ser quase reto ou ligeiramente curvado para dentro e de cor uniforme. Se tiver uma espécie de "bordado" branco na extremidade, não é o legítimo; - Cor do peixe: o bacalhau de verdade é cor palha.