Uma aceleração escalar constante de 3 m/s² significa que a velocidade varia 3 m/s a cada segundo. Quando temos uma aceleração constante, a variação sofrida pela velocidade é uniforme, ou seja, em intervalos de tempo iguais a variação da velocidade será a mesma.
Dizer que um movimento se realiza com uma aceleração escalar constante de 5 m/s², significa que: a) em cada segundo o móvel se desloca 5m.
Resposta: Como se trata de uma aceleração constante, a mesma significa que a sua velocidade aumenta em 4m/s a cada segundo.
A aceleração escalar média é definida como a variação da velocidade escalar em função do tempo, enquanto a aceleração escalar instantânea é a medida de variação da velocidade instantânea.
Quando um movimento é retrógrado e retardado significa que: A velocidade do retrógrado é 0 então a sua aceleração escalar é positiva.
A aceleração escalar instantânea caracteriza a rapidez com que varia a velocidade escalar de uma partícula num determinado instante. Aceleração escalar média é a relação entre a variação da velocidade escalar de uma partícula e o intervalo de tempo correspondente.
Aceleração escalar constante Perceba que a velocidade do móvel 1 aumenta de forma constante a 2 m/s a cada segundo. Portanto, sua aceleração média é de 2 m/s², por isso dizemos que o seu movimento é uniformemente variado.
Em Física, definimos um movimento uniformemente variado como aquele que possui aceleração escalar constante e diferente de zero. Nesse tipo de movimento, a aceleração escalar média também é constante e igual à instantânea.
Ou seja, é a aceleração que diz o quanto a velocidade deve mudar. A gente pode ver isso nas unidades da aceleração: Olha lá, a aceleração é o quanto a velocidade ( ) muda por segundo.