O bom é começar o texto expondo as causas e consequências de determinada ação dita no tema. É aqui que você elabora suas hipóteses sobre o assunto, e começa seu processo de argumentação. Geralmente, as causas ficam em um parágrafo e as consequências em outro, mas isso não é regra.
Quais os capítulos do desenvolvimento de um trabalho?
O desenvolvimento é dividido em capítulos e o conteúdo de cada um desses capítulos depende da metodologia que é utilizada no trabalho. No livro "Fundamentos de Metodologia Científica", as autoras Marina de Andrade Marconi e Eva Maria Lakatos recomendam que, ao escrever o desenvolvimento de um trabalho, o estudante foque em três partes principais:
Quais são os exemplos de desenvolvimento?
Mostraremos um exemplo de desenvolvimento agora para você ver isso tudo que foi ensinado nesse capítulo na prática. A introdução está no primeiro bloco/parágrafo, e o desenvolvimento está dividido em 3 parágrafos. Não colocamos aqui a conclusão, pois ainda não entramos nesse assunto.
O que deve ser levado em consideração na elaboração de um desenvolvimento?
Outro detalhe que precisa ser levado em consideração na elaboração de um desenvolvimento já foi mencionado quando estávamos criando a introdução: Explicar cada frase da introdução em um parágrafo. Lembre-se que a introdução deve ser curta e abrangente, possuindo duas ou três frases, que serão "desenvolvidas" no desenvolvimento.
Como começar o desenvolvimento?
O desenvolvimento não pode ser uma continuidade da introdução. Esses dois têm uma relação íntima, mas independente. Como assim? Isso significa que, ao começar o desenvolvimento, é como se estivéssemos começando o texto novamente. Nunca devemos iniciá-lo com os termos: