Por norma, o vassalo era o indivíduo que pedia algum benefício a um nobre superior e, em troca, fazia um juramento de absoluta fidelidade a este. ... Os vassalos eram geralmente recompensados com um feudo que poderia ser terras, cargos, lugar num sistema de produção ou outros benefícios.
As relações de suserania e vassalagem, representadas pelo compromisso de fidelidade entre nobres e que implicava direitos e obrigações recíprocas, são aquelas que ocorriam durante o período da Idade Média (século V ao século XV) marcada pelas relações feudais, ou seja, estavam inseridas no contexto do feudalismo.
Vassalagem e suserania formavam um sistema sócioeconômico da Idade Média entre um vassalo e seu suserano. Nesta relação de reciprocidade, o vassalo recebia terra, objetos materiais ou até mesmo um castelo de seu suserano. Em troca, o vassalo devia oferecer fidelidade absoluta e proteção ao seu suserano.
Os nobres guerreiros eram vassalos do rei, sendo este, o suserano deles. ... Ou seja, o pacto era consolidado através do juramento, onde o nobre que requisitava o auxílio passaria a partir de então a ser um suserano, e o que oferecia seus préstimos denominava-se por vassalo.
Resposta: Na sociedade feudal, o suserano dava a terra para o vassalo viver e em troca o vassalo teria que lhe servir com fidelidade e proteção. Um feudo era muito grande, dessa forma, tendo essa relação, várias pessoas poderiam viver lá e proteger o local (algo que só a família do Senhor feudal não teria como fazer).
Diferente da servidão, a relação feudo-vassálica se dava entre os aristocratas e consistia na relação mútua entre o suserano e o vassalo. O primeiro seria responsável por conceder proteção e uma parcela dos seus bens enquanto o segundo retribuiria com a concessão do feudo e a promessa de fidelidade e serviços.
Vassalagem (do latim medieval vassus, latinização do termo de origem celta gwas, "rapaz") na Idade Média, consistia em um acordo de serviços recíproco entre uma pessoa política e economicamente menos influente e uma outra que sob esses aspectos lhe era superior.
Servo era a pessoa que estava ligada à gleba e que prestava serviço a um senhor, sem ser escravo, um criado. Vassalo era pessoa vinculada a um senhor por um juramento de fé e prestação de serviços militares, recebendo em troca proteção militar e parte de seu território.