mastaba. ARQUITETURA, HISTÓRIA túmulo egípcio de pedra ou tijolo, característico do início da era dinástica, construído em forma de pirâmide truncada com o topo plano, que encerra um hipogeu e, ao nível do solo, compartimentos para depósito de estátuas, de oferendas ao defunto, etc.
Mastaba é um túmulo egípcio. Os egípcios começaram a construir túmulos desde a primeira dinastia do período arcaico. As Mastabas eram as edificações para abrigar os cadáveres que precederiam as famosas pirâmides.
De todos os períodos ficaram inúmeros túmulos, uns maiores outros mais pequenos, uns mais simples outros menos. Junto do túmulo do rei encontrava-se uma "capela" para o culto, a qual era, por norma, pequena e onde os parentes do morto se podiam reunir e deixar as oferendas.
As câmaras funerárias, muitas vezes eram escavadas bem abaixo da base da mastaba. Havia também um poço que ligava o topo da mastaba à câmara funerária onde repousava o sarcófago. - HIPOGEUS: túmulos escavados na rocha. Contém galerias, corredores e salas mobiliadas até a câmara sepulcral.
3. MASTABAS Foram os primeiros sepulcros, utilizados pelas dinastias. HIPOGEUS São tumbas escavadas na rocha ou embaixo da terra, que começaram a ser usadas a partir do Médio Império. ...
Os hipogeus são túmulos subterrâneos, que eram cavados nas rochas, nas proximidades de rios ou encostas de montanhas. Eles têm diversos compartimentos, incluindo templos religiosos, onde eram realizadas oferendas para os mortos. Na parte subterrânea eram enterradas as múmias, também de membros da nobreza apenas.
- A partir das Mastabas evoluiu-se para as construções das Pirâmides. Eram as tumbas dos faraós. Sua função era abrigar o sarcófago do faraó até que sua alma voltasse ao corpo. O faraó era enterrado junto com seus móveis, jóias e outros objetos, pois pensava-se que precisaria deles na outra vida.
Os monumentos mais expressivos da arte egípcia são os túmulos e os templos, que eram divididos em três categorias: Pirâmide (túmulo real destinado ao faraó), Mastaba (túmulo para a nobreza) e Hipogeu (túmulo destinado ao povo).
[ Arquitectura ] Túmulo egípcio, com a forma de uma pirâmide trapezoidal truncada.