Sociedade hidráulica é aquele que se desenvolve próximo a rios, tendo sua economia, política e cultura totalmente dependentes do rio. ... Então, esse é o motivo de esse termo ter sido adotado pelos historiadores para se referir às civilizações que se desenvolveram nas margens de rios na Antiguidade.
Civilização Hidráulica O Egito e a Mesopotâmia constituíram-se em duas civilizações que se desenvolveram com relações íntimas com os rios de seus respectivos territórios. Cada qual em sua região, a vida de suas comunidades foi toda planejada e dependente das variações de seus rios.
A sociedade do Egito antigo pode ser classificada como uma civilização hidráulica porque possuía avançados sistema de controle das cheias dos rios; sistemas de bombeamento, de esgotos e de desvio dos cursos d'água, além de irrigação.
A expressão civilizações hidráulicas se refere às civilizações antigas da Mesopotâmia e do Egito e está relacionado ao sistema concebido por Karl August Wittfogel da hipótese causal hidráulica e do modo de produção asiático, que é baseado na teoria marxista.
Principais características das civilizações hidráulicas: - Economia baseada, principalmente, na agricultura. - Uso de trabalho compulsório, principalmente na construção de obras públicas. - Sociedade estamental (pouca ou nenhuma mobilidade social). - Religião politeísta.
Dessas duas grandes civilizações se destacam: a civilização egípcia, surgida às margens do rio Nilo, e a civilização mesopotâmica, desenvolvida às margens dos rios Tigres e Eufrates.
Povos da Mesopotâmia: exemplo de civilização hidráulica, pois se desenvolveram às margens dos rios Tigre e Eufrates.
Eram grandes reservatórios para armazenar a água nos períodos de cheia, que reduziam os danos e direcionavam fluxo das águas para regiões distantes. Com isso, a água era utilizada de forma apropriada, ou seja, na quantidade necessária e no momento certo, solucionando os problemas de cheias e secas no Egito Antigo.
Principais características das civilizações hidráulicas: - Poder político concentrado nas mãos de um governante. - Economia baseada, principalmente, na agricultura. - Uso de trabalho compulsório, principalmente na construção de obras públicas. - Sociedade estamental (pouca ou nenhuma mobilidade social).
Dessas duas grandes civilizações se destacam: a civilização egípcia, surgida às margens do rio Nilo, e a civilização mesopotâmica, desenvolvida às margens dos rios Tigres e Eufrates.