De acordo com um estudo publicado hoje (28) na revista científica Nature, os primeiros Homo sapiens sapiens — subespécie que originou o homem atual — surgiu na porção norte da Botsuana, país ao sul do continente africano.
A expressão "África berço da humanidade" significa que daí surgiram as diferentes espécies de hominídeos que deram origem ao homem e que estavam se expandindo por todos os continentes.
Os cientistas já estimavam que os primeiros seres humanos anatomicamente modernos surgiram na África cerca de 200 mil anos atrás.
A Grécia localiza-se no sudeste da Europa. O país é considerado o berço da civilização ocidental, da filosofia, da literatura, da dramaturgia e da ideia moderna de democracia.
O Homo sapiens surgiu na África Oriental há cerca de 300 mil anos, depois se espalhou para o leste do Mediterrâneo em torno de há 100 mil a 60 mil anos e pode ter chegado na China há 80 mil anos. Atualmente os seres humanos estão distribuídos em toda a Terra.
Península de Yucatán Na Península de Yucatán, está o berço da civilização maia.
Marcos evolutivos da história da humanidade: - Há 400 mil anos: os neandertais (nossos primos evolutivos) começam a surgir e a se deslocar pela Europa e Ásia. - De 3 mil anos atrás: Homo sapiens (homens modernos) aparecem na África. - De 50 mil a 40 mil anos atrás: os homens modernos chegam à Europa.
O Homo erectus evoluiu há cerca de dois milhões de anos - e foi a primeira espécie humana a caminhar erguida sobre os dois pés. As novas evidências indicam que ele viveu até pouco mais de 100 mil anos atrás, na Ilha de Java, na Indonésia, muito tempo depois de ter desaparecido de outros lugares.