Aceleração é a grandeza física que mede a variação da velocidade de um móvel em função do tempo. A unidade de aceleração no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o m/s² (metro por segundo ao quadrado).
A velocidade de um corpo nos diz quão rapidamente ele se move. A aceleração nos diz com que rapidez a velocidade muda. A aceleração é a mudança de velocidade dividida pelo tempo.
A aceleração é a grandeza responsável pela variação da velocidade de um corpo. No contexto da cinemática, a aceleração pode ser calculada pela variação do vetor velocidade dividida pelo intervalo de tempo correspondente. Trata-se de uma grandeza vetorial, que tem direção e sentido idênticos a Δ→V Δ V → .
Dado este fato, podemos afirmar que um objeto está acelerando se a reta em um gráfico de velocidade-tempo está se afastando do eixo-x. Quer dizer, se a reta está se movendo para longe do eixo-x, então o objeto está acelerando.
A velocidade de um corpo é dada pela relação entre o deslocamento de um corpo em determinado tempo. Pode ser considerada a grandeza que mede o quão rápido um corpo se desloca.
Rapidez diz respeito a qualquer variação no tempo, independentemente do ponto de partida e chegada. Já velocidade relaciona a distância percorrida, o tempo gasto, a direção e o sentido do movimento. Por isso, pode até chegar a zero.
Isso significa que a direção da aceleração determina se você vai somar ou subtrair da velocidade. Matematicamente, uma aceleração negativa significa que você vai subtrair do valor atual da velocidade, e uma aceleração positiva significa que você vai somar ao valor atual da velocidade.
De acordo com a segunda lei de Newton, a aceleração obtida por um corpo é diretamente proporcional à força resultante aplicada sobre o corpo e também inversamente proporcional à massa (inércia) desse corpo.