A definição comum de floresta é qualquer grande área de terra coberta de árvores ou outra vegetação que produza madeira, onde as copas se tocam formando um "teto" verde. ... As florestas homogêneas são florestas plantadas constituídas por apenas uma ou poucas espécies de árvores.
A biodiversidade da floresta amazônica é exuberante e os seus números impressionam:
Onça pintada, anta, lobo guará, veado, capivara, lontra e tatu são os mamíferos mais conhecidos, além das muitas espécies de primatas. Distintas variedades de jacarés, tartarugas e cobras, como a cascavel, a jararaca e a sucuri, são os mais populares representantes dos répteis.
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), existem cerca de 40 mil espécies de plantas, 300 espécies de mamíferos e 1,3 mil espécies de aves habitando 4,196.943 km² de florestas densas e abertas.
constituída por uma única espécie. :: FLORESTA HOMOGÊNEA : Constituída por várias espécies.
A Floresta Amazônica caracteriza-se por ser heterogênea, havendo um elevado quantitativo de espécies, com cerca de 2500 tipos de árvores e mais de 30 mil tipos de plantas. Além disso, ela é perene, ou seja, permanece verde durante todo o ano, não perdendo as suas folhas no outono.
É uma infinidade de árvores de grande importância no bioma, dentre elas: o açaí, a seringueira, andiroba, pupunha, mogno, cedro, cacau, cupuaçu, guaraná e tucumã.
A Floresta Amazônica caracteriza-se por ser heterogênea, havendo um elevado quantitativo de espécies, com cerca de 2500 tipos de árvores e mais de 30 mil tipos de plantas.
Eis então mais um símbolo do nosso país: o Mico-Leão-Dourado. Mas infelizmente, ele também traz consigo outra marca nacional: a extinção. ... Por conta disso é cada vez mais difícil encontrar um Mico-Leão-Dourado na Floresta Amazônica. Pequenino, ele pode chegar a pesar 800 gramas e costuma viver em grupos.
Peter Moon | Agência FAPESP – Qual é o número de plantas da maior e mais diversa floresta tropical úmida do planeta? Um estudo liderado por brasileiros acaba de chegar ao seguinte resultado: a diversidade de plantas da Amazônia compreende 14.003 espécies de plantas com sementes (angiospermas e gimnospermas).