Vamos recordar: gênero tem a ver com masculino e feminino (menino – menina). Já o número mostra se é singular ou plural (meninos – meninas). A gradação (o grau) já é demonstração de aumentativo e diminutivo em várias modalidades (meninão – menininha; bonitíssimo, muito bonito, o mais bonito).
É bastante comum, em uma conversa, alguém dizer "Concordo com você em gênero, número e grau!". É uma metáfora para demonstrar que se está plenamente de acordo com o que foi dito pelo outro.
Número, em gramática, é uma característica que permite determinar o número de entidades ao qual determinada classe gramatical (substantivo, verbo, adjetivo, pronome etc.) ... plural: eles jogam bola.
Esta expressão – usada para indicar que uma pessoa concorda totalmente com outra – traz uma concepção gramatical errônea. Antes de mais nada [Sim, esta expressão está correta!
O grau pode ser expresso pela própria denotação da palavra ("o pouco" e "o muito" já contém seus próprios graus), por sua flexão (casa, casinha, casão) ou por construção sintática que lhe incida (tão bonito, menos bonito, mais bonito).
Gênero, por sua vez, representa as flexões que se atribuem às classes de palavras, tais como os substantivos, os adjetivos, entre outros, quanto à classificação em feminino ou masculino. ... Assim sendo, afirma-se que o gênero diz respeito à variação da forma masculina e da feminina, inerente a alguns vocábulos.
O grau de substantivo, adjetivo ou advérbio, pode ser definido como um atributo da palavra que confere noções de gradação (quantidade, tamanho ou intensidade) ao objeto a que a palavra se refere.
Na concordância nominal os modificadores do substantivo (artigo, pronome, numeral, adjetivo) concordam em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural) com o substantivo. As três amigas fiéis foram ao shopping. ... b) Se o adjetivo vier antes de dois ou mais substantivos, concordará com o mais próximo.
Pessoa – Indica as três pessoas relacionadas ao discurso, representadas tanto no modo singular, quanto no plural. Número – Representa a forma pela qual o verbo se refere a essas pessoas gramaticais.
Tipo de informação morfológica, transmitida por um morfema específico em cada língua, que comporta distinções entre singular/ plural, contável/ não contável (ou massivo), e que afeta nomes, adjetivos, determinantes, pronomes e verbos.