Einstein escreveu, em carta, que a "diferença entre passado, presente e futuro é apenas uma persistente ilusão". O criador da Teoria da Relatividade referia-se ao fato de o tempo ser relativo, vinculando-o à velocidade.
O tempo é uma grandeza física presente não apenas no cotidiano como também em todas as áreas e cadeiras científicas. ... Conforme definido, a grandeza tempo encontra-se intrinsecamente relacionada à grandeza energia, aos conceitos de coincidência (espacial e/ou temporal), de simultaneidade, e de referencial.
O tempo é o contínuo e indefinido progresso da existência, transformando eventos em passado. O presente é considerado o agora, tempo que as percepções são relatadas. A percepção do tempo difere dos outros sentidos, já que diferente do tato, audição, visão, paladar e olfato, o tempo não pode ser percebido diretamente.
No estudo da Física Clássica, o tempo transcorre da mesma forma para qualquer que seja o referencial adotado. Assim, para dois corpos munidos de cronômetros, o tempo passaria da mesma forma, independentemente de um dos corpos estar em repouso e o outro em movimento.
Frases de Albert Einstein
Das fórmulas de Newton, nasce uma visão do tempo: se olharmos para o estado de um sistema físico fechado em um momento qualquer, também ficará fixada para sempre a totalidade dos estados futuros. Em outras palavras: o estado de um sistema em um momento qualquer determina, de uma vez por todas, toda a sua história.
O tempo passa sem parar e converte o futuro em passado. O momento presente, situado no meio de ambos, é apenas um instante infinitamente curto.