A nossa galáxia foi batizada de Via Láctea por causa do seu aspecto esbranquiçado. Os gregos antigos a chamaram assim porque viam um "caminho de leite" ao observar o céu. Essa aparência leitosa fica mais visível a olho nu em noites de inverno e em locais com pouca poluição luminosa.
É possível observar a Via Láctea da terra em lugares sem iluminação artificial e com o ar límpido. Em noites sem nuvens e lua vemos claramente no céu uma faixa esbranquiçada que atravessa o hemisfério celeste de um horizonte a outro. A parte mais brilhante fica na constelação de Sagitário.
A Via Láctea é a galáxia em que está localizado o Sistema Solar. ... A Via Láctea é a galáxia em que se encontra o Sistema Solar e, consequentemente, o planeta Terra.
Na nossa civilização, o nome Via Láctea vem dos gregos antigos, que a viam como um "caminho de leite" no céu. ... Adotamos o nome Via Láctea para a nossa galáxia. Ela é do tipo espiral. Sua forma é denunciada pelo grande acúmulo de estrelas em um plano (o plano da faixa luminosa que vemos no céu).
Via LácteaEstrada de Santiago, Caminho de SantiagoOutros dadosQuantidade de estrelasentre 1 bilhõesPeríodo de translação do Sol ao redor do centro225 milhões de anos
Para fotografar a Via Láctea da melhor maneira, você precisa ter o mínimo de poluição luminosa possível, o que significa que você tem de evitar a lua cheia. Alguns fotógrafos conseguem capturar a galáxia com as luas minguantes e crescentes, mas o ideal é a lua nova – nunca a cheia!
Estimativas variam entre 200 bilhões e 2 trilhões, e esse valor assim alto já justifica nossa ignorância.
O Braço de Órion ou Braço Local é um braço espiral menor da Via Láctea. O Sistema Solar, assim como quase todas as estrelas vistas a olho nu, estão dentro do Braço de Órion. Está localizado entre o Braço de Sagitário e o Braço de Perseus, dois dos quatro maiores braços espirais da Via Láctea.
O tamanho (diâmetro) está estimado em cerca de 30 mil parsec. Isto dá um raio de cerca de 15 mil parsec. Ora, o Sistema Solar está a uns 8 mil parsec do centro, portanto mais ou menos a "meio caminho" das partes mais exteriores. A Nossa Galáxia tem uma forma achatada e braços em espiral.