Tal como outros banhos mágicos, os banhos de descarrego com canjica têm como principal objetivo melhorar a nossa energia. No entanto, ele também serve dois grandes propósitos: trazer paz e tranquilidade ou buscar um grande amor.
Oxalá Para o Jornal 140, ele escolheu uma das receitas de seu livro Comida de Santo que se Come, a Canjica de milho branco, que é um dos pratos prediletos de Oxalá.
Modo de preparo da oferenda e banho de Oxalá Você deve separar a canjica, aproximadamente meia xícara de chá de canjica branca crua, e deixar de molho em água da noite para o dia. No dia seguinte, colocar a canjica na panela e levar ao fogo com aproximadamente 4 a 5 litros de água.
Prato – As comidas prediletas do orixá reverenciado como pai da criação são o inhame cozido com mel, a canjica branca e o arroz com mel. Área de atuação – Simboliza riqueza espiritual, felicidade e bênção nas relações.
Como preparar o Acaçá para o Orixá? Você deve Cozinhar 1/2 kg de Farinha de Milho branca, como um angu ou mingau. Deixe esfriar um pouco, e faça bolinhos. Em algumas casas se põe, às colheradas, em folhas de bananeira passada ao fogo e enrola-se.
Cozinhe também aproximadamente 250gr de canjica amarela na panela de pressão com uns 02 litros de água. Deixe amornar. Coe e banhe-se do pescoço para baixo após seu banho higiênico, durma com o banho. Em uma segunda-feira.
Xangô Os melhores locais para as homenagens a Xangô são montanhas, cachoeiras ou pedreiras. O grande senhor da evolução se satisfaz com ofertas de velas brancas, vinho rosé, água pura, coco fatiado com mel e pipocas, rosas, margaridas e crisântemos.
A Nanã é oferecido efó, mungunzá, sarapatel, feijão com coco e pirão com batata roxa.
Sua comida é franga de leite, ovelha, milho branco, manjar, arroz com mel. Suas frutas são maçã branca, uva, pêra, melão.
Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas. O todo poderoso Orixá da justiça deve ser presenteado com velas brancas, vermelhas ou marrons.