Venusta é o feminino de venusto. O mesmo que: bonita, formosa, bela, graciosa, esbelta, airosa, garbosa, jeitosa.
Obra, ou parte dela, repetida pelo autor como obra diferente ou como incluída em outra diferente.
A base da Arquitetura Clássica remonta a seus princípios arquiteturais, sendo utilitas,venustas e firmitas (utilidade, beleza e solidez), para tornar uma obra em arquitetura. 1. Utilitas, é a utilidade empregada na edificação, o uso a que se destina é certamente indissociável e determinante à sua forma.
A arquitetura, ao utilizar-se das cores como ferramentas de projeto, busca influenciar os fenômenos que acontecem no uso do espaço pelos usuários, afinal pessoas de diferentes culturas respondem de maneiras diversas, física e psicologicamente, às cores, formas e texturas empregadas.
O ritmo repetivivo é aquele em que os elementos visuais integrantes (figuras + fundos) se repetem sem alterações. No ritmo alternado, ao contrário do repetitivo, há um revezamento entre, ao menos, dois elementos visuais diferentes, sendo apresentados, ora um, ora outro.
Vitrúvio define a arquitetura como uma ciência ornada (ornata, Vitr. ... Isso demanda do arquiteto o conhecimento teórico e o prático, o que faz da arquitetura não uma ciência contemplativa e sim prática, como atestado a seguir (grifo nosso):
O arquiteto é o responsável pela criação de projetos de casas, edifícios, estabelecimentos, escolas, hospitais, entre outros espaços. Seu objetivo principal é organizar áreas internas e externas para oferecer conforto e funcionalidades aos usuários.
O arquiteto deve projetar espaços capazes de oferecer experiências interativas entre todos os sentidos do homem, através da escolha dos materiais e a sua relação com o lugar de implantação. ... Portanto, a manifestação multissensorial, é benéfica as pessoas que utilizam os espaços arquitetônico.
Imprescindível é que um projeto de interiores deve sempre atentar às condições de conforto (seja térmico, iluminação ou acústico), além da ergonomia, que dita as melhores alturas e dimensões mínimas e máximas para os mobiliários e objetos.