Na contabilidade, o saldo é o resultado da diferença entre os créditos (entradas de capital) e os débitos (saídas de capital) de uma determinada conta. De maneira bem popular, podemos dizer que esse é o termo utilizado para saber o que "sobrou" após um determinado período do ponto de vista financeiro.
O saldo final é o resultado do cálculo do saldo inicial somados os recebimentos, e diminuídos os pagamentos.
No Balanço Financeiro são demonstradas as receitas e despesas orçamentárias, além dos recebimentos e pagamentos extra-orçamentários, conjugados com os saldos em espécie, provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.
Se o total dos dispêndios for maior que o dos ingressos, há o resultado financeiro negativo, também denominado déficit financeiro. O resultado financeiro do exercício pode ainda ser apurado pela diferença entre o saldo em espécie para o exercício seguinte e o saldo em espécie do exercício anterior.
O total de entrada menos o valor total de saída representa o saldo operacional da empresa. ... Subtrai-se o saldo inicial e o saldo operacional para obter-se o saldo final de caixa, que representa quanto a empresa tem, de fato, de dinheiro disponível. Este valor é o saldo inicial do fluxo de caixa do período seguinte.
A consulta do saldo disponível para saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser feita sem precisar sair de casa. ... Dessa maneira, o FGTS é constituído pelo total desses depósitos mensais, sendo que o valor pertence ao trabalhador, podendo sacar o valor total em algumas situações.