O que significa o resultado positivo Esse título significa que mesmo diluindo o sangue em 16 vezes ainda é possível identificar anticorpos. Títulos mais baixos, como 1/1, 1/2, 1/4 e 1/8, indicam que é possível que se tenha sífilis, pois após uma, duas, quatro ou oito diluições ainda foi possível detectar os anticorpos.
Você pode ter pego a sífilis de um outro parceiro, há muito anos atrás e não ter desenvolvido sintomas. Você pode estar na fase latente e sem nenhuma lesão da sifilis. Assim, você tem a sífilis e não transmitiu para o seu parceiro atual.
Em alguns casos o exame da sífilis pode dar um resultado falso positivo. Neste caso, a pessoa pode não ter sífilis, mas outras doenças como lepra, tuberculose ou hepatite, por exemplo.
O VDRL poderá negativar ou poderá ficar positivo em títulos baixos como 1/1, 1/2 e 1/4. Se você fez o tratamento correto, estes exames positivos correspondem a cicatriz sorológica e não significam que você tem a doença ainda. Desta forma, não irá mais transmitir a sífilis.
A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, ou ser transmitida para a criança durante a gestação ou parto.
A interpretação deverá levar em consideração a história clínica do paciente. Quando apenas o CMIA for reagente, com VDRL/ RPR e TPHA/FTA-Abs não reagentes, o resultado deve ser interpretado, amostra não reagente para sífilis, com provável resultado falso-positivo do teste de triagem.
Latente – De 2 a 40 anos As feridas e os sintomas desaparecem. A partir desse estágio, ela não é mais contagiosa.
Só é contagiosa nos estágios primário e secundário e, às vezes, durante o início do período latente. Raramente, a sífilis pode ser transmitida pelo beijo. Mas também pode ser congênita, sendo passada de mãe para filho durante a gravidez ou parto.