Simples, porque os pontos não vão embora junto com o ano que se passou. Os pontos são retirados de seu nome apenas 12 meses após a infração ser cometida. Isso se não cometer nenhuma outra infração neste período. Dessa forma, não existe uma data específica de "virada" da carteira.
A validade dos pontos na CNH possui um prazo de 12 meses tal como foi previsto no artigo 261, parágrafo primeiro do Código de trânsito. A legislação diz que: A suspensão do direito de dirigir será aplicada quando o infrator atingir, no período de 12 (doze) meses, a contagem de 20 (vinte) pontos.
O Detran SP explica que os pontos adquiridos não saem do sistema e permanecem no cadastro do condutor. Acontece que, depois de 12 meses da data da autuação, perdem a eficácia para fins de suspensão.
O número máximo de pontos permitido na CNH é 19, porque a partir de 20 pontos pode ser instaurado o processo de suspensão da carteira. ... Esses pontos acumulam na CNH pelo período de 1 ano, ou seja, cada pontuação tem validade de 12 meses a partir da data da infração e, após esse período, expiram.
Sim. O projeto que aumenta o limite para 40 pontos na CNH foi aprovado em outubro de 2020 pelo Governo Federal. A nova pontuação da carteira de motorista faz parte de um grande pacote de mudanças no CTB.
Confira, abaixo, como consultar a pontuação da CNH e como é determinado o número de pontos por multa....Para realizá-la, é preciso:
12 meses Até porque, como já destacado, os pontos na CNH somem depois de 12 meses. E se isso acontecer, e você não receber nova multa, não terá mais somado os pontos somados até então, que resultariam na suspensão da carteira.
A renovação da Carteira Nacional de Habilitação não altera a pontuação da CNH. ... Se você está com 18 pontos, por exemplo, e acha que vai zerar o prontuário por renovar sua habilitação na próxima semana, esqueça essa ideia.
Com regras que passam a valer a partir do dia 12 de abril de 2021, o limite para que o condutor perca o direito de dirigir passa de 20 para 40 pontos na CNH. A alteração do limite de pontos é apenas uma das mudanças previstas na lei, mas é sem dúvida a que mais gerou dúvidas e chamou atenção dos motoristas.