Ouça em voz altaPausarVCM e HCM baixos: indica anemia por falta de ferro; VCM e HCM normais: indica anemia crônica, talassemia; VCM e HCM altos: indica anemia megaloblástica.
Ouça em voz altaPausarHCM baixa: Quando o HCM está baixo isso indica que os glóbulos vermelhos são menores que o normal e como as próprias células são pequenas, o valor médio da hemoglobina é baixo.
Ouça em voz altaPausarHCM alto: Valores altos de HCM indicam a presença de mais hemoglobina nas células, o que torna essas hemácias mais escuras. Nesse caso, se houver uma anemia, será chamada anemia hipercrômica.
Ouça em voz altaPausarNo hemograma, VCM, HCM e RDW são os índices hematimétricos, que servem para avaliar as características das hemácias, também conhecidas como glóbulos vermelhos.
Ouça em voz altaPausarUm valor de RDW dentro do normal e um VCM baixo, podemos associar com algumas condições: Em anemia de doença crônica e talassemia heterozigótica. Um RDW elevado com baixo VCM normalmente podemos ligar a seguintes condições: Falta de ferro ou células falciformes-β-talassemia.
Ouça em voz altaPausarHemoglobina Corpuscular Média (HCM): Considera-se normal de 28-34 g/dL de hemácias. 34 = Hipercromia: Costuma acompanhar macrocitoses.
Ouça em voz altaPausarNo hemograma, VCM, HCM e RDW são os índices hematimétricos, que servem para avaliar as características das hemácias, também conhecidas como glóbulos vermelhos.
Ouça em voz altaPausarO CHCM (concentração de hemoglobina corpuscular média) ou CHGM (concentração de hemoglobina globular média) avalia a concentração de hemoglobina dentro da hemácia. O HCM (hemoglobina corpuscular média) ou HGM (hemoglobina globular média) é o peso da hemoglobina dentro das hemácias.
Ouça em voz altaPausarValores altos de HCM são encontrados em glóbulos vermelhos mais escuros. Nesses casos, a anemia é denominada hipercrômica. Se o HCM estiver baixo, as hemácias terão coloração mais clara e a anemia é chamada hipocrômica. Valores normais de HCM são encontrados em glóbulos vermelhos de cor normal, chamados normocrômicos.