A mudança de estado físico ou de agregação da matéria que ocorre com a passagem do líquido para o gasoso é denominada vaporização. Porém, existem três tipos de vaporização, que são: evaporação, ebulição e calefação. ... Exemplos: A roupa que seca no varal, o rio que evapora, uma poça de água que seca, etc.
Vaporização é a transformação física do estado líquido para o estado gasoso. Distinta das etapas dos outros estados, o vapor não apresenta volume constante. Ele assume, portanto, a forma do recipiente no qual está acondicionado e as mudanças de temperatura geram grandes variações de seu volume e pressão.
É o processo em que partículas de uma substância em fase líquida recebem calor (energia) suficiente para a transição do estado líquido para o estado gasoso. Dependendo de como ocorre esse processo, a vaporização pode ser caracterizada de três formas distintas: evaporação, ebulição ou calefação.
Alguns autores consideram que a evaporação é o mesmo que vaporização, mas, a grande maioria faz essa diferenciação. 2. Ebulição: A ebulição ocorre a uma determinada temperatura, que é específica para cada substância pura e que pode variar de acordo com a pressão atmosférica local.
vaporização é quando a água em estado líquido passa para o estado gasoso que é o processo inverso da liquefação,Uma substância pode sofrer o processo de vaporização por três formas: evaporação, ebulição e calefação.
A calefação é um tipo de vaporização que ocorre quando um líquido é lançado em uma superfície que apresenta temperatura maior que a do seu ponto de ebulição. Nesta situação, o líquido rapidamente passará para o estado gasoso. Um exemplo de calefação é quando jogamos algumas gotas de água em uma chapa muito aquecida.
Costuma ocorrer quando a temperatura de determinada superfície atinge a média de ebulição (100 graus Celsius no caso da água, por exemplo). A calefação, como dito, ocorre quando a temperatura é muito superior ao da ebulição e é o processo mais rápido de vaporização.
Para que a vaporização ocorra, é fundamental que a matéria no estado líquido receba energia (processo endotérmico) suficiente para o rompimento das forças intermoleculares. A temperatura necessária para que todo o líquido seja transformado em gás é denominada de ponto de ebulição (PE).
Isto é, a água tem uma alta entalpia de vaporização, que é a quantidade de energia necessária para alterar um grama de uma substância no estado líquido para gasoso a uma temperatura constante. A entalpia de vaporização da água é de cerca de 540 cal/g a 100 °C, o ponto de ebulição da água.