A vértebra de transição é uma variação anatômica congênita, ou seja, presente no indivíduo antes mesmo do nascimento. Trata-se de uma alteração no desenvolvimento ósseo do feto que leva a ocorrência de uma vértebra modificada ou extra.
O que é vertebra de transição lombossacra? É uma vertebral mal formada com características intermediárias entre lombar e sacral, chamamos de VT. Pode acarretar em problemas mecânicos da coluna, propiciando hérnias de disco e espondilolistese.
Tudo sobre Raio X da coluna sacra. O Raio X da coluna sacra, ou lombosacra, é um exame de imagem utilizado para visualizar a parte inferior das costas, perto do cóccix, a fim de identificar alterações nessa região.
Vértebra transicional (ou vértebra de transição) é uma anomalia congênita caracterizada por uma vértebra que assume características anatômicas de outra vértebra em região adjacente e ocorre nas junções cervicotorácica, toracolombar, lombossacra (Thrall, 2019) e sacrococcígea (Morgan, 1968; Newitt et al., 2008).
Espondilólise e espondilolistese Além disso, enquanto a maioria das pessoas possui cinco vértebras lombares, existem indivíduos que possuem quatro ou seis vértebras. Nesses indivíduos as desordens lombares que normalmente afetam L5 irão afetar L4 ou L6.
Às vezes a pessoa tem uma vértebra lombar a mais. Às vezes, existe uma sacralização de vértebra lombar. Muitas vezes a pessoa tem aquilo que chamamos de mega-apófise transversa, que é uma protuberância óssea que(anormalmente) une a última vértebra lombar com o osso sacro.
Para a realização do Raio-X de coluna lombo-sacra, o paciente irá deitar-se sobre uma maca e será posicionado pelo profissional da radiologia; habitualmente o exame é realizado no mínimo em duas posições diferentes: em decúbito dorsal ("de barriga para cima") e em decúbito lateral ("de lado").
A área lombar consiste em 5 vértebras na região lombar (parte baixa da coluna). O sacro possui 5 pequenas vértebras fundidas (um pouco acima do cóccix).
O Exame de Ressonância Magnética de Coluna Lombo Sacra é indicado para rastrear alterações por meio de uma inspeção das estruturas internas do corpo humano, oferecendo imagens de alta resolução.