Dicas de prevenção às drogas
Prevenção significa dispor com antecipação, impedir ou pelo menos reduzir o consumo. O ato de prevenir o abuso de drogas admite três níveis de intervenção: primária, secundária e terciária. Na prevenção primária o objetivo é intervir antes que o consumo de drogas ocorra.
4.2. FATORES QUE LEVAM AO USO DE DROGASFATORES DE RISCOFATORES DE PROTEÇÃOFácil acesso as drogas lícitas e ilícitas.Controle efetivo do comércio de drogas legais e ilegais.Permissividade em relação a algumas drogas.Reconhecimento e valorização, por parte da comunidade, de normas e leis que regulam o uso de drogas.
Além das disposições biológicas que tornam o jovem alvo fácil das drogas, outros fatores também podem aproximá-lo do contato com essas substâncias. A professora do ICB destaca que a pressão exercida por amigos, se forem usuários de algum tipo de droga, pode influenciar outros jovens a fazer o mesmo.
A prevenção, ou intervenção pode ser feita em três níveis:
A prevenção, ou intervenção pode ser feita em três níveis: Prevenção Primária: Evitar ou retardar o contato com as substâncias. Prevenção Secundária: Evitar a evolução no consumo das pessoas que já experimentaram determinada substância ou fazem uso moderado dela, de forma a minimizar riscos.
"Por meio do diálogo e do estabelecimento de limites e regras claras, a família assume papel relevante na prevenção e no apoio ao jovem que está fazendo uso ou abusando do álcool ou outras substâncias. Muitas vezes, o tratamento começa pela família", finaliza a psicóloga.
Fatores de proteção são identificados nos seis domínios da vida já tratados, quando se discutiu a questão dos riscos: individual – atitudes e predisposições; meio familiar – relações familiares e atitudes parentais; escola – clima seguro ou inseguro; amigos – envolvimento ou não com drogas; sociedade – tendências ...