A rescisão unilateral vai ocorrer quando a administração pública por motivo de ilegalidade, inadimplemento contratual por parte do contratado ou, em razão de interesse público, decidir por fim ao contrato entabulado, antes que seu prazo de vigência tenha extrapolado; sendo que, em qualquer dos três casos, necessária se ...
A rescisão unilateral pode se dar basicamente em três situações diversas: por "culpa" do contratado (algum tipo de irregularidade atribuível a ele), por interesse público ou pela ocorrência de caso fortuito ou força maior.
Os fatos jurídicos que podem ensejar a rescisão unilateral de contrato administrativo em curso são: o não cumprimento de cláusulas contratuais, especificações, projetos ou prazos; o cumprimento irregular de cláusulas contratuais, especificações, projetos e prazos; a lentidão do seu cumprimento, levando a Administração ...
79 prevê três modalidades de extinção do contrato administrativo: a rescisão unilateral por iniciativa da Administração nas hipóteses previstas em lei (associadas ao inadimplemento do particular); a amigável (que apela à ideia de conveniência administrativa) e, ainda, a judicial.
Como os três tipos sugerem, unilateral é a rescisão promovida apenas por uma das partes da avença, sem a necessidade de anuência da outra; amigável é aquela em que ambos os contraentes anuem com o término da relação contratual; e, por fim, a judicial é a determinada pelo Poder Judiciário.
A rescisão poderá ocorrer: por ato unilateral da Administração; amigavelmente, acordando as partes, se conveniente para a Administração e reduzida a termo a ocorrência e, finalmente, por determinação judicial. A rescisão unilateral do contrato advém da primazia que lhe fornece o inciso II do artigo 58.
Os seis principais casos são os seguintes:
Não se pode olvidar, ainda, que o contratado, em decorrência da rescisão unilateral da avença, fará jus, nos termos do art. 79, § 2º, da Lei 8.666/93, a indenização dos prejuízos que vier a sofrer. ... II – pagamentos devidos pela execução do contrato até a data da rescisão; III – pagamento do custo de desmobilização."
São exemplos de cláusulas exorbitantes: a possibilidade de alteração unilateral do contrato pela Administração, sua rescisão unilateral, a fiscalização do contrato, a possibilidade de aplicação de penalidades por inexecução e a ocupação, na hipótese de rescisão contratual. ...
O que é rescisão unilateral? A extinção de um contrato por fato posterior à sua celebração é chamada de rescisão contratual. Assim, a rescisão, que é um gênero, possui duas espécies. Primeiramente, a resolução, que consiste na extinção de um contrato por descumprimento de uma das partes.