Causado principalmente por herança genética (além dessa, fator hormonal e traumas), o refluxo das veias safenas ocorre quando há alteração na parede das veias ou incompetência das valvas, cuja função é determinar o retorno do sangue para o coração, impedindo que o sangue retorne para o pé pela ação da gravidade.
Sistema de Veias Perfurantes Uma vez conectadas, as veias perfurantes trazem o sangue superficial para o fundo, onde o sistema é maior e mais eficiente no transporte sanguíneo venoso. Quando esse sistema falha, o paciente pode apresentar quadros de refluxo sanguíneo, insuficiência ou incompetência.
Causas da DRV As principais causas para o desenvolvimento do refluxo sanguíneo é a obstrução, danificação ou enfraquecimento das válvulas localizadas nas veias.
A dilatação, como o nome sugere, é quando a parede da veia fica enfraquecida e dilatada, sendo muitas vezes ocasionadas pela insuficiência das válvulas.
Esse sangue refluído fica "sobrando" nas pernas, aumenta a pressão dentro das veias e ajuda na dilatação e tortuosidade, formação de varizes e piora da doença. Provoca os sintomas de dor, sensação de peso, cansaço e inchaço.
Pode ocorrer alguma complicação na retirada das veias safenas? Como todo procedimento médico, complicações podem ocorrer. Felizmente essas complicações são incomuns. Complicações descritas são lesões de nervos sensitivos que causam sensação de formigamento ou choque, além de edema, ou seja, inchaço nas pernas.
As veias perfurantes insuficientes são uma das principais causas de recorrência de varizes após um procedimento. As veias perfurantes comunicam o sistema venoso superficial com o profundo nas pernas, drenando o sangue do primeiro para o segundo.
"O tratamento das veias perfurantes deve sempre ser feito. Hoje podemos tratá-las com ligadura simples, onde identificamos previamente a localização e damos um nó na veia, ou podemos fechá-la com laser. Ambas as técnicas são muito seguras e podem ser realizadas com anestesia local", finaliza o Dr. Daniel Benitti.
Este deve ser o número de corações periféricos distribuídos pelo corpo, sendo a panturrilha o principal deles.
Pode acontecer sim, porque a trombose venosa (TVP) acontece nas veias profundas, a veia safena é uma veia considerada superficial, e além disso a TVP é uma doença com VÁRIOS fatores de predisposição. Varizes é UM deles apenas, assim a cirurgia e o tratamento das veias alteradas reduz o risco relativo a isso.