Política fiscal contracionista:É a tomada de decisões que visa uma redução de gastos governamentais público ou aumento os impostos, ou ainda uma combinação de ambos.
Quando a política fiscal é contracionista (com queda de gastos ou aumento de impostos), o contrário ocorre. ... Um exemplo disso foi a queda de impostos sobre automóveis praticada pelo governo Dilma em 2012.
Política fiscal contracionista é o nome que se dá para a política de gastos na qual o governo busca conter suas finanças a fim de melhorar as contas públicas. ... Essa redução dos juros pagos sobre os títulos de dívida gera um grande alívio fiscal para o governo.
Política fiscal reflete o conjunto de medidas pelas quais o Governo arrecada receitas e realiza despesas de modo a cumprir três funções: a estabilização macroeconômica, a redistribuição da renda e a alocação de recursos.
Politica Cambial Contracionista: É a tomada de decisões que visa uma redução da taxa de cambio para desestimular as exportações.
Qual é o papel da política fiscal? O objetivo é equilibrar gastos e arrecadação do governo para aumentar o bem-estar da população.
Portanto, isto serve para garantir uma solidez ao Sistema Financeiro Nacional. Durante a política fiscal restritiva o Bacen eleva a taxa exigida do depósito compulsório. Isto faz com que os bancos tenham menos recursos para emprestar. Dessa forma, a atividade econômica é reduzida, bem como as expectativas de inflação.
Os principais instrumentos da política fiscal são: Os gastos governamentais, que incluem os subsídios; A tributação, que é derivada da arrecadação de impostos.
A Política Monetária Restritiva refere-se à redução da oferta de moeda (base monetária) na economia, resultando em um aumento da taxa de juros. Como consequência, a política monetária contracionista provoca a redução da produção e dos níveis de emprego.
A política fiscal ajuda no controle econômico do Brasil por meio do equilíbrio entre receitas e despesas. Por sua vez, as outras têm objetivos diferentes. A política monetária tem como foco o controle da circulação da moeda nacional. O principal instrumento é a taxa básica de juros, a Selic.