Segundo a Ayurveda, toda pessoa é composta por uma combinação desses elementos. Dois elementos combinados são iguais a um dosha. Portanto, Terra + Água = Kapha, Água + Fogo = Pitta, Ar + Éter = Vata.
Dosha é a caracterização do perfil biológico do indivíduo, de acordo com o ayurveda. Existem três doshas: Vata, Pitta e Kapha, sendo que cada um apresenta suas determinadas características. ... Eventualmente, há excesso ou carência de um dos três doshas, o que constitui um desequilíbrio, que pode originar uma doença.
Vata na ciência do Ayurveda é a energia responsável por movimento. Tanto o movimento do corpo físico, como também dos pensamentos e sensações. Representa todos os sistemas principais do corpo (circulatório, nervoso, respiratório).
Pessoas com desequilíbrio em Pitta devem evitar alimentos quentes, picantes, salgados e o excesso de condimentados, de sabores picante e ácido.
DOSHA VATA
Vata é muito sensível a mudança. Viagens constantes, noites sem dormir, excesso de trabalho ou de estímulos audiovisuais como a televisão agravam esse Dosha e devem ser diminuídos.
DOSHA VATA
A alimentação mais adequada para equilibrar pessoas de Vata é a que prioriza os alimentos quentes e úmidos, de preferência grelhados, cozidos ou assados. Frutas maduras e doces (banana, cereja, amora, etc.) e as cítricas (limão, laranja, abacaxi, etc.) também são indicadas.
Vata. Frutas doces, como banana madura, figo fresco, abacate e damasco, e legumes cozidos, como aspargos, espinafre, beterraba e cenoura, são ideais para o equilíbrio do Vata. Arrasa também na aveia cozida, no arroz e em oleaginosas, como castanhas e amendoins. Enquanto isso, dá uma evitada em frutas secas, maçã e pêra ...
Dieta alimentar do Pitta: Por ser um dosha quente, é indicado o consumo de alimentos frios, crus e secos. Por isso, deve-se evitar laticínios gordurosos. Os melhores óleos para o Pitta são de girassol e de coco. Prefira ingerir frutas de sabor mais doce, como manga, melão, maçã, coco e uva, além de vegetais variados.