Já o equilíbrio atuarial, que também é a garantia de cobertura das despesas previdenciárias pelas receitas previdenciárias, abrange um período bem maior, fixado pelo cálculo atuarial. É uma garantia a longo prazo.
A partir disso o equilíbrio atuarial é uma medida a longo prazo onde as receitas da previdência cobrem as despesas da previdência através do cálculo atuarial. Ou seja, diferentemente do equilíbrio anterior que é baseado na situação atual do negócio, esse é mais apropriado para uma visão futura.
EQUILÍBRIO ATUARIAL – CONCEITUAÇÃO. Neste tipo de equilíbrio, cabe à entidade, ao desenvolver o plano de benefício adotado, trabalhar com uma gama de variáveis existentes, como o número de segurados existentes, número de segurados que futuramente irão existir, etc.
Um dos principais indicadores da saúde financeira das contas futuras dos RPPS é o déficit e superávit atuarial, que indica a longo prazo se o ente será capaz de honrar com seus compromissos futuros através do plano de custeio utilizado por cada ente.
Aporte nada mais é do que uma contribuição extra ao plano de previdência. Quem faz a declaração completa do Imposto de Renda pode somar as suas contribuições para a previdência privada ao longo do ano e abater o total desta soma da base de cálculo do Imposto de Renda, até o limite de 12% da renda bruta.