(fig.), coisa ou pessoa que fica para o fim ou é tratada de resto; notícia de fato geralmente sabido e que se quer dar como novo.
Alimento que se aqueceu por mais de uma vez.
1. Pôr a aquecer outra vez. 2. Submeter por demorado tempo à acção do calor.
Além de provocar a degradação das substâncias presente no café, responsáveis pelo aroma e sabor da bebida, o café requentado altera suas características de origem, deixando a bebida com gosto ruim, amargo na boca.
Mas ao ser requentado, boa parte de seus nutrientes se perdem, diminuindo as vantagens que essa delícia proporciona ao corpo. Além disso, o seu sabor é alterado e ele pode liberar substâncias nocivas ao corpo. O melhor é consumi-la assim que pronta, evitando requentar posteriormente.
O maior perigo é quando os micro-organismos invasores são patogênicos, ou seja, não alteram o sabor nem o visual do prato. Eles se multiplicam a cada 20 minutos: por isso, o ideal é separar as sobras em vasilhas pequenas – que favorecem o congelamento integral do conteúdo – e colocá-las sempre na geladeira.
Significado de Esquentar verbo transitivo Tornar quente, aquecer. Acalorar, tornar-se mais animado. verbo pronominal Irritar-se, enfurecer-se.
O café, após amanhecido e requentado pode oxidar e trazer prejuízos à saúde. Logo após o seu consumo ocorre a oxidação ele já pode causar sintomas como dores de cabeça, enjoos, tonturas e azia. Isso ocorre por conta da sensibilidade do estômago à oxidação do café.
Como a gente já sabe, o café faz muito bem à saúde. A bebida age no cérebro, no metabolismo e até no coração. Contudo, requentar o café altera suas características, podendo causar desconforto e mal estar. Tomar café requentado faz mal porque ataca o estômago e costuma acarretar azia, dores de cabeça, tontura e enjoo.