Em japonês, otome significa donzela ou virgem. Existe uma categoria de videogames voltada ao público feminino no Japão que leva o mesmo nome. No Brasil, otome é usado como feminino de otaku, ou seja, são meninas ou mulheres que consomem e são aficcionadas por produtos culturais japoneses, como animes e mangás.
Os brasileiros começaram a usar a palavra otome para definir mulheres que gostam de animes e mangás, mas o termo tem outro significado. A tradução literal da palavra Otome, de origem japonesa, é donzela. ... Para nós o termo se refere a mulheres que são fãs de mangás e animes, ou seja, o feminino de otaku.
A rede social é bastante utilizada por Otakus (オタク), termo japonês usado para designar pessoas muito fãs de algo, como um esporte, um hobby ou um programa de TV, por exemplo. No Brasil e na cultura ocidental, Otaku significa especificamente fãs de animes, mangás, cultura japonesa, games e cosplay.
O que é Otaku: Otaku é uma expressão de origem japonesa utilizada para designar pessoas que são consideradas fãs extremistas de determinado assunto, esporte, programa de televisão, hobby e etc.
Otomes e Otakus No Japão, otome significa "donzela" ou "senhorita", porém no Brasil a palavra é utilizada erroneamente como o feminino de otaku, ou seja, uma fã do sexo feminino de animês e mangás japoneses. Na realidade, otaku é uma palavra unissex.
Otaku (おたく, オタク, ou ヲタク) é um termo japonês usado para se referir principalmente a pessoas com interesse especial em animes e mangás.
Muito mais do que um amante de mangás e animes, o otaku, por definição, é um verdadeiro fã da cultura japonesa. Porém, fique atento: se vestir como seu personagem favorito ou ver alguns animes na TV, apesar de serem características comuns entre os otakus, não faz de você um membro desse grupo.