1. Arrojar, lançar de si (raios de luz). 2. Difundir (do centro para a periferia).
O objetivo da irradiação de sangue é a prevenção da doença do enxerto contra hospedeiro pós-transfusional (DECH-AT). Em linguagem não médica, o "enxerto" refere-se ao sangue transfusionado e o "hospedeiro" é o paciente que recebeu a transfusão.
Irradia vem do verbo irradiar. O mesmo que: propaga, divulga, demonstra, esparge, espelha, transmite, brilha, lança, emite.
ir·ra·di·ar ar.
Quem tem luz, irradia, distribui, pois não lhe cabe tanto. Quem tem luz brilha mais e tem consciência quando ilumina. Quem tem luz se protege, sabe se manter na sombra.
1 emitir, lançar, espalhar, emanar, espargir, exalar, soltar, dardejar, brilhar, luzir, lampejar, rutilar, jorrar, radiar.
"A irradiação do sangue é necessária para evitar uma reação rara, mas fatal, conhecida como doença enxerto-versus-hospedeiro associada à transfusão (DEVH-AT), que ocorre em pacientes com deficiência imunológica, como é o caso das pessoas que receberam transplantes ou que têm algum tipo de leucemia", diz Góes.
A diferença entre radiação e irradiação é bem simples: radiação é transmissão de energia através do espaço, já irradiação é exposição à radiação. A radiação é, na verdade, a propagação ou condução do calor a uma certa velocidade.
adjetivo Diz-se do tempo, quando há garoa ou chuvisco.