Remorso é um substantivo masculino com origem no latim remorsu que significa um sentimento de aflição ou tristeza causado pela prática de um ato reprovável. Também pode ser considerado um sinônimo de arrependimento e remordimento.
Geralmente vem acompanhado de arrependimento, culpa, lamentação. O remorso é um sentimento sobre os acontecimentos e atitudes do passado. É a sensação do que não era para ser dito, do que não era para ser feito ou do que deveria ter sido dito ou feito, porém não foi.
Remorso: arrependimento e mal-estar Mas ao invés dessa consciência fazer elevar em atos, ações e aprendizados, leva ao rebaixamento da frequência. O remorso gera e tem uma relação energética muito forte com a culpa e a vergonha, que são as duas frequências mais baixas que o ser humano pode ressoar.
A consciência pesada faz bem mais do que afligir suas emoções e pode, inclusive, desencadear problemas para saúde. ... As reações que essa situação provoca são diversas e podem comprometer seriamente o emocional de uma pessoa. Tristeza, desânimo, falta de motivação e uma vontade de sumir tomam conta dos seus pensamentos.
Ao trair uma parceira, é comum ter um forte sentimento de culpa. Não é a melhor sensação do mundo, mas é totalmente normal. Você quebrou a confiança da pessoa e isso pode fazê-lo se sentir decepcionado consigo mesmo. ... Converse com alguém em quem confia e receba o apoio necessário antes de decidir o que fazer.
1. impenitência, reincidência, perseverança, incorrigibilidade, contumácia, persistência, afinco, obstinação, insistência, teimosia, pertinácia.
A psicóloga explica que o sentimento de culpa pode trazer algo de positivo, desde que venha acompanhado de algum aprendizado. Mas para isso é preciso enfrentar os desafios, os medos, assumir a responsabilidade (em lugar do peso da culpa) e se permitir viver plenamente e desfrutar do bem-estar.