Todos os níveis são necessários: o estratégico para o orientar a visão, o tático para desdobrar essa visão em planos de ação menores, e o operacional para levar os planos a execução. Por isso, os planejamentos devem envolver todos da empresa e é um incentivo para que as pessoas se comprometam com os resultados.
Nível estratégico: Corresponde ao planejamento orientado para alcançar os objetivos da organização e sua finalidade é estabelecer os planos de ação para o funcionamento da empresa. Se baseia em decidir os objetivos da empresa, definir os recursos que serão usados e as políticas para obter e gerir esses mesmos recursos.
E o nível estratégico é aquele onde serão definidas metas específicas guiadas pelo objetivo maior. Isso significa que o planejamento estratégico é aquele que deve focar no longo prazo. Esse planejamento não é feito apenas para um determinado departamento, mas abrange toda a organização.
O tático traduz e interpreta as decisões do planejamento estratégico e os transforma em planos concretos dentro das unidades da empresa.
A hierarquia em uma empresa sempre é dividida em três níveis organizacionais, mesmo que isso as vezes aconteça inconscientemente, são eles o nível estratégico, o nível tático e o nível operacional.
Mas, o que muita gente não sabe é que existem três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional. Esses três níveis, embora conectados, se diferenciam em relação ao escopo, às pessoas envolvidas, ao prazo e aos resultados que cada um desses níveis de planejamento proporcionam para a organização.
O nível estratégico pode ser definido como aquele que determina as estratégias da empresa. Este tipo de planejamento auxilia na obtenção da visão, missão, bem como dos valores da mesma. Além de colaborar com a concepção dos objetivos e análise de fatores internos e externos.
No contexto das organizações, são três os níveis de planejamento, isto é, planejamento estratégico, tático e operacional. ... Em outras palavras, enquanto o nível estratégico abarca a empresa como um todo e o tático focaliza cada departamento, tal planejamento tem foco na tarefa ou operação.
A diferença entre planejamento estratégico e tático é que o primeiro se desdobra para toda a organização, já o planejamento tático tem um envolvimento a nível departamental, envolvendo às vezes apenas um processo/departamento. ... Por exemplo, um objetivo do planejamento estratégico é reduzir o custo de produção em 25%.
O nível tático é compreendido como o elo de ligação entre os níveis estratégico e operacional, pois ele fica entre estes dois níveis, por isso, ele precisa entender do plano estratégico da corporação, para que possa definir a melhor tática de produção e ou prestação de serviços.