O grupo é formado, em média, por 20 dos melhores dançarinos da agremiação. Com o papel de encantar e seduzir os espectadores, os passistas trazem clima de alegria e descontração ao desfile, enquanto empolgam os demais componentes, sempre incentivando a participação do público que acompanha o espetáculo ao vivo.
Seleção de Passistas – Carnaval 2020
Ser passista é mostrar e transmitir toda a nossa alegria através da dança, independetemente de técnica ou postura. Ser passista é sentir o calor humano e retribuir com espetáculo corporal. Ser passista é mostrar o melhor de si e poder mostrar o grande sorriso após o aplauso do público.
2.000 pessoas Componentes. Mínimo: 2.000 pessoas. Não existe um número máximo.
O desfile é um evento muito organizado, no qual cada indivíduo tem o seu papel. Cada escola desfila de acordo com um enredo, e os jurados pontuam durante a competição no Sambódromo, o que determina as notas das escolas e a classificação no desfile atual.
A escola é dividida em seções chamadas alas, com cada ala contendo cem integrantes ou mais usando a mesma fantasia, de acordo com o enredo da escola. Cada ala tem um presidente, que garante que as fantasias sejam produzidas e também é responsável pelas vendas delas.
As pessoas que realizam essa passagem de energia, são chamadas de "passistas". Para exercer tal ação geralmente participam de um estudo aprofundado que é ofertado nas Casas Espíritas.
19 de Janeiro 19 de Janeiro - Dia do Passista | Carnaval Nº1.
Os elementos dos desfiles das escolas de samba do Rio
Componentes da Escola de Samba