No Brasil, o curso profissionalizante de repórter cinematográfico tem ainda nível técnico, com duração de três anos, sendo exigido como pré-requisito, a conclusão do ensino médio ou fundamental.
Para obter o DRT é exigido o ensino médio completo, e curso de qualificação profissional no Senac (que exige preparação prévia), ou atestado de capacitação profissional fornecido pelo Sindicato dos Radialistas através da comprovação de experiência em trabalhos profissionais como operador de câmera.
O Registro Profissional é o documento que assegura o direito de exercício da profissão de jornalista em todo o Brasil. É o cadastro realizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego que permite aos profissionais das categorias regulamentadas por leis federais ingressarem no mercado de trabalho. Entre elas o Jornalista.
Essa MP revogou artigos do decreto-lei que regulamenta a profissão de jornalista. Com isso, o registro profissional deixou de ser obrigatório no país para o exercício da função. Ou seja, algo que vai além da exigência do diploma. Assim, qualquer pessoa pode atuar como jornalista, tendo formação ou não.
R$ 3.849 O salário médio nacional de um Cameraman é de R$ 3.849 por mês em Brasil.