A osteíte condensante caracteriza-se por uma densidade óssea aumentada, difusa ou bem definida, cuja esclerose é confinada aos limites do osso. A etiologia pode ser uma infecção. Clinicamente é assintomática, com predileção pelo sexo feminino. Frequentemente é comum em dentes portadores de trauma.
Usualmente a osteíte é causada por bactérias produtoras de pus ou por fungos, que podem comprometer também o periósteo (membrana que reveste os ossos), além da medula óssea . A osteíte sempre começa como infecção aguda e caso não seja tratada adequadamente evolui para uma forma crônica.
Em geral, a doença de Paget não causa nenhum sintoma. Contudo, pode haver dor óssea, aumento do osso ou deformidade óssea. A dor óssea pode ser profunda, latejante e ocasionalmente grave, podendo piorar durante a noite. Os ossos com crescimento podem comprimir nervos, causando mais dor.
As doenças ósseas reacionais inflamatórias são frequentes nos maxilares e associadas às lesões periapicais. Um abscesso dentoalveolar crônico representa uma osteíte crônica purulenta, assim como o granuloma periapical uma osteíte crônica granulomatosa.
Tratamento. O tratamento da osteomielite crônica deve ser multifásico e envolver basicamente três estratégias combinadas: 1) compensação clínica do paciente; 2) tratamento medicamentoso com antibioticoterapia; e 3) abordagem cirúrgica.
A doença óssea de Paget, também conhecida como osteíte deformante, é um distúrbio comum caracterizado por áreas focais de atividade de remodelação óssea, levando à desorganização da estrutura óssea, afetando um ou mais ossos ao longo de todo o esqueleto.
O nome osteíte fibrosa cística deve-se a grande proliferação de tecido fibroblástico que substitui o osso sob a influência do aumento do PTH. Nesta patologia, existe uma tentativa por parte dos osteoclastos de reparar a destruição óssea, elevando, assim, o nível de fosfatase alcalina.
A doença de Paget é uma afecção óssea crônica, caracterizada por deformações ósseas de evolução lenta e progressiva, de etiologia desconhecida, geralmente assintomática e acometendo um só osso ou, menos freqüentemente, atingindo várias partes do esqueleto.
A doença óssea de Paget é um distúrbio crônico do esqueleto adulto em que a renovação óssea é acelerada em áreas localizadas. A matriz normal é substituída por osso mole e aumentado. A doença pode ser assintomática ou causar início gradual de dor óssea ou deformidade. O diagnóstico é feito por radiografia.
Introdução. A doença óssea de Paget, também conhecida como osteíte deformante, é um distúrbio comum caracterizado por áreas focais de atividade de remodelação óssea, levando à desorganização da estrutura óssea, afetando um ou mais ossos ao longo de todo o esqueleto.