RESPOSTA: "JAM" significa "Juros e Atualização Monetária". A sigla "JAM" é formada pela letra inicial de cada palavra. As contas vinculadas dos trabalhadores no FGTS são remuneradas mensalmente pela aplicação de JAM, que contempla atualização monetária pela TR e juros remuneratórios (3% ou 6% ao ano).
A rubrica "JAM RECOLHIDO PELA EMPRESA" diz respeito apenas aos juros e atualização monetária, não ao valor principal. Extratos da conta vinculada que não acusam a realização de depósitos em determinados meses da contratualidade.
JAM = Juros e Atualização Monetária. Ou seja, Crédito de JAM é o rendimento que o saldo de sua conta do FGTS daquele mês rendeu com Juros e Atualização Monetária, tal como se fosse uma poupança. Como calcular? Copie o rendimento do "Crédito de JAM" e cole na planilha no mês em que foi gerado.
O conceito também pode ser chamado de recolhimento compulsório e se trata de uma medida que é utilizada para que a quantidade em dinheiro em circulação seja diminuída. Assim sendo, os recursos disponíveis para empréstimos bancários são reduzidos.
A Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS é utilizada para o recolhimento das multas rescisórias, do aviso prévio indenizado e dos depósitos do FGTS do mês da rescisão e do mês imediatamente anterior, caso ainda não tenham sido efetuados, acrescidos das contribuições sociais instituídas pela Lei Complementar nº 110/ ...
crédito de JAM 0 002466: JAM é a sigla para Juros e Atualização Monetária e, a sequência numérica seguinte refere-se ao coeficiente de correção do valor de pagamento (o site da Caixa indica que as contas dos trabalhadores vinculadas são remuneradas mensalmente pela JAM);
Em outras palavras, mesmo aparecendo a expressão "saque" no campo Saque DEP COD 50 ou no Saque JAM - que é referente ao saque dos juros, não significa que o dinheiro foi retirado, mas sim que a quantia está disponível na data indicada ao lado da sigla.
Para simular os valores da correção do FGTS:
Todo trabalhador pode desfazer o saque e devolver o dinheiro para a sua conta do FGTS, caso deseje. Basta procurar uma agência e informar que não deseja fazer o saque. Esse desfazimento pode ser realizado, também, pelo aplicativo FGTS CAIXA, que está disponível para Android e iOS.